Logo E-Commerce Brasil

A tecnologia 5G vem aí! Será que o seu e-commerce está preparado?

Por: Andrea Rufino

Gerente de marketing da Emailage para América Latina. Tem mais de 15 anos de sólida atuação em marketing omnichannel. Com experiência em marketing digital, social media, média, branding, conteúdo, e-commerce, eventos, publicidade e marketing mobile. Trabalhou em empresas e agências como WMcCann, Amadeus, Teleperformance e Deutsche Bank.

As maiores operadoras de telefonia celular do país iniciaram, no mês de julho, o funcionamento — em caráter experimental — da tecnologia 5G para os aparelhos móveis. Neste momento, o 5G compartilhará as faixas de transmissão já existentes do 3G e do 4G. Ele utilizará a tecnologia DSS, que permite compartilhar com o 5G a faixa do 3G e 4G não utilizada.

Isso porque o leilão do espaço do espectro destinado exclusivamente para o 5G (3,5GHz) só deverá ocorrer no início de 2021.

Essa nova geração de internet sem fio pode ser 10 vezes superior em comparação ao 4G. Além de deixar os downloads mais rápidos, o 5G permitirá melhor desempenho de tecnologias como IoT e AI. Para se ter uma ideia, no ano 2000 era considerado uma evolução gerar dados com velocidade de até 171,2 Kbps. A velocidade estimada para a transmissão de dados na tecnologia 5G é de 10 Gbps, podendo chegar a 20 Gbps!

Na prática, o que isso significa?

A tecnologia impacta diretamente no comportamento das pessoas. Se antigamente a internet era usada apenas para fazer ligação e enviar SMS, com o avanço da tecnologia e dos dispositivos móveis o foco passou a ser cada vez mais a troca de dados.

Com mais velocidade e estabilidade na conexão, a internet 5G impactará praticamente em todos os serviços que afetam a vida das pessoas, possibilitando realizar mais tarefas em menos tempo. Na prática, você poderá fazer download de arquivos sem ter que esperar pelo Wi-Fi, videochamadas com mais qualidade, visualizar vídeos de streaming sem pausas, smart cities e carros autônomos ganharão mais espaço, procedimentos médicos em locais diferentes poderão ser realizados… Isso tudo com mais agilidade, sem limites de dados e de onde você estiver.

E o que isso tem a ver com o seu e-commerce?

Simplesmente tudo! Se antes a velocidade de carregamento de uma página já era fator importante para uma loja online ter bons resultados, com a tecnologia 5G será ainda mais. Problemas nesse quesito ficarão ainda mais evidentes na medida em que os consumidores se acostumarem com a nova velocidade de navegação de seus smartphones, que tende a ser até 140 vezes mais rápido que o atual.

Por isso, mais do que nunca é vital oferecer a melhor experiência de navegação possível aos consumidores.

Como preparar o seu e-commerce

Além de otimizar as páginas da sua loja online, existem outras ações que você precisa dar atenção para se beneficiar da tecnologia 5G:

  • design responsivo: o layout do seu site deve se ajustar a diferentes tamanhos de tela;
  • navegação de qualidade: facilite a busca por produtos. Use filtros, descrições claras e completas, fotos e vídeos dos produtos, facilidade e segurança no pagamento;
  • estabilidade: garanta que a plataforma de hospedagem da sua loja seja confiável e estável, e que passe por constantes atualizações. O host escolhido deve ter condições de se adaptar ao crescimento das vendas e possíveis novas exigências técnicas;
  • ofereça suporte multicanal: você pode utilizar o chat, mídias sociais, telefone, e-mail, loja física (se tiver) e o auxílio da inteligência artificial aliado ao FAQ (perguntas frequentes). Aproveite que o 5G melhorará a qualidade e invista em atendimento via chamada de vídeo.
  • experiências integradas: a Internet das Coisas é uma das principais novidades com o 5G. Por isso, crie experiências integradas de consumo usando diferentes dispositivos dos seus clientes.

Esteja atento ao comportamento e desejos do novo consumidor. Com o aumento do uso de dados — mais rápido, sem limites e em qualquer lugar —, lojistas que ainda têm dúvida em relação ao comércio eletrônico podem perder clientes para os que oferecem experiências integradas entre loja, e-commerce e aplicativos, conveniência, facilidade e informação.