A nova modalidade de frete Click & Collect
Novas modalidades de frete têm ganhado bastante destaque no varejo brasileiro, sempre com o objetivo de atender as necessidades do consumidor e ultrapassar os obstáculos da logística nacional, que tem na última milha seu principal desafio. Ship from store, Click & Collect e Retire em loja são todas respostas dos varejistas brasileiros para aumentar a comodidade e o nível de serviço para seus clientes cujas compras pela internet crescem dia a dia.
Dentre as modernas alternativas de frete, a mais promissora tem se revelado o “Click & Collect” (Clique & Retire, em uma tradução literal), consolidada nos Estados Unidos, na Alemanha, no Reino Unido e Japão. No Brasil, virou tendência pela necessidade de o varejo lidar com o abandono de carrinho das transações online, geralmente em razão dos altos custos de frete – motivo de desistência da compra para 81% dos consumidores, segundo o estudo “Click-and-collect: a visão dos varejistas e do shopper sobre a tendência do clique e retire”, elaborado pela MindMiners, em parceria com a Shopper Vista, e conduzida ainda em 2018 com mil entrevistados em todo o Brasil.
Através do Click & Collect, o consumidor que opta por comprar virtualmente escolhe receber seu produto em um endereço alternativo e que lhe seja mais conveniente. Há opções de PUDOs (pick-up drop-off), como nas lojas que recebem o pacote em nome do consumidor ou de e-Boxes, onde o próprio consumidor retira seu produto através de um terminal de autoatendimento.
Leia também: Consumidor pode retirar encomendas em armários no Metrô de São Paulo
No cenário internacional, o relatório Click and Collect, do Global Data, no Reino Unido, mostrou que a modalidade é responsável por 59,9% do mercado. A expectativa é que esse total chegue a mais de 62% até 2023. O mesmo estudo mostrou que 39,2% dos dez mil clientes pesquisados acabaram comprando pelo menos mais um item após retirarem seu pedido, o que aumenta ainda mais o tráfego para as lojas.
Ficou no passado pagar caro e contar dezenas de dias úteis para receber uma encomenda e as tecnologias têm colaborado para que a distância entre os mundos físico e virtual fique cada vez menor e é a integração desses dois mundos que tem feito o clique e retire se tornar uma realidade.