- gestão eficiente de inventário;
- descentralização e automação de centros de distribuição;
- retirada ou entrega de produtos comprados online como, quando e onde o cliente quiser.
A nova era do varejo: como as lojas precisam evoluir para atender aos novos hábitos dos consumidores
A resiliência dos varejistas e de suas cadeias logísticas está sendo testada mais do que nunca por conta da epidemia da Covid-19. Mesmo com o comércio e a economia reabrindo em boa parte do Brasil, o setor segue encontrando desafios inéditos: suas lojas devem seguir rígidas regras para poderem funcionar, e seus clientes, que estavam migrando para canais digitais aos poucos, aceleraram a transição para o e-commerce durante a quarentena.
Os novos costumes já se refletem no mercado. Apenas em maio, as vendas online aumentaram 137% no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do índice MCC-ENET. Na outra ponta, uma pesquisa da Kantar Ibope de março apontou que 74% dos brasileiros passaram a sair de casa apenas para o necessário, como ir ao banco ou ao mercado. Assim, empresas de todo o mundo estão tentando descobrir como agregar valor às suas operações online para manter o apetite dos consumidores pelo comércio eletrônico.
Nessa jornada rumo à nova era do varejo, prestar atenção em alguns fatores pode ajudar os negócios a evoluir: