A inteligência artificial amplia as vendas e segurança na Black Friday
A relação do brasileiro com os e-commerces deu um salto durante a pandemia. Segundo um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, só em 2020, as vendas online ganharam 13 milhões de novos consumidores. E, com essa alta, as empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência de compra de seus clientes, em entregar um produto de qualidade, sobretudo de forma rápida e segura. Para isso, as lojas virtuais têm usado a Inteligência Artificial (IA) a seu favor, pois essa tecnologia oferece diversos benefícios, tanto para quem vende quanto para quem compra.
Se formos comparar, os sites são as vitrines das lojas, onde aqueles consumidores indecisos, ou que estão apenas observando, analisam os produtos disponíveis. A IA ajuda as empresas a personalizar essas vitrines de acordo com o perfil de cada cliente, com suas preferências, desejos e necessidades. Mais que isso, esses “robôs” têm acesso, inclusive, aos históricos de compra de cada usuário, como a faixa etária e a localização, buscando sempre oferecer produtos que tenham maior potencial de compra para esses consumidores.
Com isso, é notório que, além de aumentar o volume de vendas ao recomendar aquilo que o cliente esteja precisando, cria-se um maior relacionamento entre marca e usuário, o que aumenta a taxa de fidelização, tornando a experiência de compra única e (por que não?) especial.
Há dezenas de soluções que fazem esse tipo de processo. Por aqui, desenvolvemos a “Próxima Melhor Compra”, que funciona como uma simples indicação. Ou seja, o robô avalia o comportamento do consumidor e as suas preferências com base em produtos comprados anteriormente e indica um novo produto para o cliente. Esses recursos já são aplicados em grandes marcas do varejo.