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Crescem buscas por bebidas e alianças de casamento na Black Friday, revela Radar Simplex

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Após praticamente dois anos de distanciamento social por conta da pandemia, a temporada de Black Friday de 2021 traz gosto de festa. Alianças de casamento e noivado, bebidas no atacado, smartphone gamer e itens para ceia de Natal começam a despontar entre os termos mais buscados nas 6 milhões de páginas de e-commerces monitoradas pelo Radar Simplex entre os dias 7 e 13 de novembro, a segunda semana do “Esquenta Black Friday”.

Os itens “alianças de noivado” e de “casamento” sempre apareceram no Radar Simplex em datas especiais como Dia dos Namorados, por exemplo. “Mas chama a atenção o crescimento de 45% das buscas por alianças em relação ao mesmo período de 2020”, comenta João Lee, sócio fundador da Simplex, startup que criou o Radar Simplex. “Acreditamos que a flexibilização das medidas de controle da pandemia e a reabertura de festas e comemorações estejam animando quem adiou o sonho de se casar durante a pandemia”.

A busca por bebidas alcoólicas no atacado também é significativa, seja pela reabertura das festas, seja pela necessidade da população de economizar financeiramente: a busca por atacado de bebidas, onde os preços são bem mais em conta, cresceu 17% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro destaque de buscas online na segunda semana do Esquenta Black Friday é o smartphone gamer Poco X3 da Xiaomi, que obteve um aumento de cliques de 170% de uma semana para a outra. “Equipamentos eletrônicos, são tradicionalmente campeões de vendas na Black Friday, e este ano não deve ser diferente”, frisa Lee.

Outros dois termos que aparecem no Radar Simplex com tendência clara de crescimento são os relativos ao Natal. Itens referentes a ceias de Natal, como peru, já ultrapassam várias centenas de cliques, contra zero cliques obtidos na semana passada. Também o termo “Natal Solidário” passou a registrar as primeiras buscas, demonstrando que o espírito natalino se reflete em uma preocupação social.

Google Trends na Black Friday

No Google Trends da semana de 7 e 13 de novembro o termo Esquenta Black Friday apresentou um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a Black Friday cresceu 7% em relação a 2020. “Definitivamente o consumidor brasileiro adotou a expressão ‘Esquenta Black Friday’, acompanhando um movimento do varejo para tentar faturar o mês todo e não apenas o dia exato da Black Friday”, analisa Lee.

Para ele, este movimento é importante para o varejo online, pois é uma forma de antecipar as promoções, diluindo o movimento do dia oficial da Black Friday, que este ano cai em 26 de novembro. A estratégia visa evitar o sobrecarregamento de sites, que pode resultar em perdas de vendas por conta de lentidão ou por sites fora do ar.

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