Logo E-Commerce Brasil

A importância de escolher uma plataforma robusta para sua loja virtual

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A escolha certa no momento de definir qual será a plataforma do seu e-commerce pode garantir a eficiência e o sucesso do seu negócio. Uma boa plataforma tem que possuir algumas funcionalidades importantes como integração com as ferramentas Google, (Adwords e Analytics) e redes sociais, além de permitir a otimização do site para os mecanismos de busca (SEO) de forma simples e eficaz.

Além disso, atente para necessidades específicas do nicho que for trabalhar, como a necessidade de integrar estoques, oferecer diferentes formas de frete ou integrar sua loja à marketplaces e certifique-se de fazer a escolha certa. Como fazer isso? Pesquise. E muito!

Um bom exemplo de plataforma eficiente é o Magento, ferramenta open source e a mais utilizada em todo o mundo, conta com a vantagem de ter um grande número de programadores sempre pesquisando e trazendo soluções e inovação para a plataforma. Além disso, possui recursos muito avançados de loja virtual e tecnologia apurada de SEO. Neste vale ficar atento para a escolha do fornecedor e opte por uma agência que já tenha conhecimento na área. Se possível, veja trabalhos anteriores, busque referências.

Pensar em SEO no momento de escolher a plataforma é vantajoso porque, além de melhorar o desempenho da sua loja virtual no mercado, também evita custos adicionais. Uma ferramenta que já possua boa integração com buscadores como o Google e redes sociais, diminui significativamente os custos com publicidade, já que é possível explorar os recursos de SEO que o sistema possui. Investir em um SEO eficiente é essencial para o sucesso da sua loja virtual. Afinal, um bom trabalho nessa área garante maior alcance para a sua loja no mercado.

É também importante levar em consideração se a plataforma escolhida oferece possibilidade de integração com Marketplaces. Essas ferramentas permitem que o lojista escolha quais dos seus produtos serão anunciados no Marketplace integrado e atualize os dados desses produtos diretamente do seu e-commerce. Ferramentas que operam via API, por exemplo, são ótimas opções e suportam melhor esse tipo de operação.

Outro ponto a se levar em conta é a escalabilidade de vendas e servidor. É muito importante escolher plataformas que não te engessem e que te permitam crescer à vontade. A opção por uma plataforma que acompanhe o fluxo de vendas do seu e-commerce sem criar problemas de acesso ou estabilidade é imprescindível.

Outro ponto que deve ser considerado é as funcionalidades e facilidades (ou impedimentos) que o painel administrativo da plataforma escolhida te oferece. É possível entender claramente seu fluxo de venda e administrar entregas, estoque, logística e produtos com facilidade? Peça para ver o painel administrativo das ferramentas durante o período de pesquisa e tente se imaginar administrando seu negócio através desse painel dia após dia. Pois essa será a sua realidade enquanto empreendedor. O painel administrativo deve existir para facilitar e não dificultar a sua vida.  Algumas alternativas mais modernas vão bem além do básico, veja neste artigo.

Não se esqueça, para que uma loja virtual tenha sucesso e se firme no mercado, a escolha de uma boa plataforma é essencial. Da nada adianta economizar na plataforma e depois ter problemas com a funcionalidade do seu e-commerce. Uma loja ágil e que funcione bem fideliza o cliente e gera lucro!