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A conscientização e a batalha contra os spams

Os últimos números divulgados com relação à proliferação de spams pela internet mostram uma nova cultura e, principalmente, uma nova conscientização de empresas e consumidores com relação ao assunto.

Logo em que pensamos em uma propaganda pela internet ou campanha sobre marketing digital, surge em nossa mente a necessidade de expandir, no tempo mais curto possível, o nome de nossa marca pela rede mundial de computadores. Para o empresário que está engatinhando nesses projetos, o caminho é ainda mais árduo. Ou seja, quanto menor a experiência, mais rápido haverá o desejo de resultados e, com eles, o fracasso desenfreado de todo um projeto.

Surgiam então as centenas de milhares de spams, que invadiam e lotavam nossas caixas de e-mail com vendas publicitárias sem função, sem direcionamento ou qualquer outro requisito.

Os spams já chegaram a ocupar 90% do conteúdo de correio eletrônico que chegava às nossas casas. A mala direta virtual era utilizada de forma indiscriminada e totalmente maciça em volume de conteúdo. E esse material mais lutava contra a marca exposta, do que somava uma nova gama de consumidores.

As últimas estatísticas divulgadas, porém, mostram que o número de mensagens não solicitadas na caixa de entrada de seu outlook, por exemplo, diminuiu no mínimo cinco vezes. Os dados foram disponibilizados pela Symantec, empresa responsável por antivírus e outros programas que combatem spywares.

Segundo os novos números, em 2010, até o mês de julho, forma enviados mais de 226 bilhões de spams em todo o mundo. Já no mesmo período de 2011, o número caiu para 40 bilhões. Isso equivale ao fechamento de 40% do total de redes de e-mails incômodos que chegam as nossas caixas de entrada.

Todas essas contas e números comprovam a tese de que o consumidor que acessa a internet está cada vez mais exigente com o que consome. Também provam que a quantidade de spams jamais surtirá qualquer efeito semelhante a uma campanha de links patrocinados bem feita.

Da mesma forma está diminuindo o número de black hats que são descobertos, mais cedo ou mais tarde, pelo robô do Google. São campanhas desleais e apelativas, que denigrem projetos brilhantes de empresas sérias dispostas a tornar o marketing digital em excelência nos próximos anos.

Por isso, é fundamental traçar projetos e programas evitando qualquer tipo de apelação comercial. Não é porque temos a necessidade de difundir o nome do que vendemos que precisamos queima-lo antes mesmo do internauta conhece-lo.

Isso é óbvio, ou você acha que algum consumidor tem paciência o suficiente de se tornar fiel a uma marca recebendo todo santo dia vários e-mails em spams? A realidade hoje é totalmente outra e a necessidade de se reinventar, também. Pense nisso.