O que você tem feito para melhorar o desempenho de vendas de sua loja virtual? Existem alguns caminhos que podem ser muito válidos, um deles é o marketplace. Hoje, segundo estudo da Sieve, cerca de 20% das ofertas do e-commerce brasileiro se dão por meio de marketplace.
Isso prova que o mercado é relevante o suficiente para que você o enxergue como uma oportunidade de potencializar suas vendas. Você ainda tem dúvidas? A gente vai te ajudar a entender os benefícios de optar por esse modelo de negócio.
Sem custos com divulgação: grandes redes como Americanas.com e Shoptime são algumas das marcas com maiores investimentos em divulgação nesse mercado. É comum acompanhar suas publicações mesmo em mídias offline e isso aumenta o alcance e pessoas impactadas. Estar em um marketplace possibilita que você tire proveito dessa exposição e consiga oferecer seus produtos para esses clientes.
Maior visibilidade – aumento de alcance: usando esse alto impacto causado pelos meios de divulgação e também da popularidade com os clientes, é fácil imaginar que você chegará a um público que hoje nem sequer imagina. Segundo o próprio Submarino, eles recebem mais de 1.200.000 acessos (diários). Se você estiver em mais que um marketplace (nos principais do mercado) já imaginou o número de pessoas que você poderá atingir com seus produtos?
Pagamento centralizado e sem custos operacionais: você não terá custos com intermediadores, adquirentes ou gateways de pagamento. Toda a estrutura e negociação de taxas com operadoras será de responsabilidade do administrador do marketplace. Você irá apenas vender e receber: simples, certo? Na data acordada o valor estará disponível no portal para transferência. Grandes redes ainda tem a vantagem de contarem com uma grande quantidade de meios de pagamento, permitindo a utilização de várias bandeiras de cartão de crédito, débito online, além do bom e velho boleto.
Economia com tecnologia: o próprio marketplace já terá times especializados em UX e tecnologia como um todo. Isso diminui os investimentos que precisam ser feitos em sua própria estrutura. Claro, gastos básicos com plataforma e segurança precisam ser mantidos, afinal sua loja continuará ativa e o destaque que ela irá ganhar dentro do marketplace poderá atrair mais visitas diretas.
Aproveite a intensão de compra do cliente para oferecer seu produto: quando o cliente entra em uma loja virtual e compra um produto qualquer, existem chances dele aproveitar a compra e já adquirir outros itens com o mesmo parcelamento, por exemplo. A presença em um marketplace possibilita que você esteja ali, caso esse cliente demonstre interesse de compra. Por exemplo, ele compra um televisor novo e produtos como vídeo games e racks podem ser destacados para complementar o pedido. Se você tiver preços e prazos competitivos existem chances reais de você se beneficiar.
Baixo investimento: os marketplaces não cobram setup. Ou seja, você se cadastra, passa pelo processo de avaliação e, se aprovado, passa a vender seus itens dentro de algumas das principais lojas virtuais do mercado sem gastar nada com isso. Os únicos investimentos são na contratação de um integrador de marketplaces – que vai facilitar a gestão de sua presença em diferentes canais, aumentando as chances de alcançar mais resultados – e também no comissionamento das lojas virtuais.
Aliado contra instabilidade econômica: em momentos como o que vivemos atualmente é preciso buscar meios para garantir que você mantenha o negócio de forma sustentável e continue trazendo receita. Alinhar sua loja virtual a grandes marcas pode ser bem significativo e gerar resultados muito expressivos que, sozinho, você não conseguiria em curto e médio prazo.
Espaço para crescimento: se você acessar a matéria publicada aqui no E-commerce Brasil sobre ofertas no marketplace, poderá visualizar que existem categorias que se destacam nesse modelo e que oferecem boas oportunidades. No marketplace, a categoria brinquedos, por exemplo, obteve 14% de suas vendas totais no universo virtual (clique aqui para ver os gráficos) – ou seja, existe aí um espaço enorme para crescer. É possível notar também que dentre as categorias com mais vendedores estão informática e eletrônicos, com 112 e 102 sellers respectivamente – trata-se, portanto, de um mercado mais competitivo. Por outro lado, a venda de relógios e presentes tem apenas 10 sellers – uma concorrência menor e que pode ser explorada. Como você vê, se planejar bem, é possível encontrar um oceano azul de oportunidades de negócios no marketplace.
Você ainda tem dúvida sobre os benefícios do marketplace? Se quiser saber como inserir sua loja virtual nos principais e-commerces do Brasil, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo a entrar nesse mundo e dar uma guinada em seu negócio!