Você já tem todos os seus produtos listados, com imagens e descrições de alta qualidade. Configurou seus gateways de pagamento e inseriu as informações de envio. Com sua nova loja online, você poderá alcançar mais clientes em potencial e terá controle total sobre a experiência de compra dos usuários, certo?
Então, está tudo pronto, o site do seu e-commerce está no ar e agora só falta o principal: começar a vender! Mas saiba que isso não vai acontecer em um simples passe de mágica! Para aumentar o número de conversões é necessário aumentar também o tráfego do seu site, ou seja, fazer com que os usuários da internet conheçam a sua loja virtual.
E para atrair a atenção do seu público-alvo e vender muito mais, é necessário conhecer quais são as melhores estratégias para promover o seu negócio. Neste artigo separei 5 estratégias de Marketing Digital para divulgar o seu e-commerce do zero. Confira!
1 – Divide o seu público
Antes de tudo, segregue o público do seu e-commerce em 3 grupos:
- Pessoas que compraram com você antes ou pelo menos conhecem a sua marca;
- que procuram o tipo de produto que você oferece;
- e que gostariam do produto que você oferece se soubessem mais sobre ele.
Embora essa seja, reconhecidamente, uma maneira simplista de pensar sobre isso, essa abordagem em 3 vertentes pode ajudá-lo a avaliar sobre suas diferentes atividades de marketing digital e como dividir seu tempo e orçamento.
Para o seu primeiro público, tenha uma linha direta com eles – seja por meio de email, marketing de conteúdo ou mídia social. Você pode se comunicar com eles diretamente e “gratuitamente”.
Já ao seu segundo público, encontre maneiras para que eles descubram os produtos que você tem e que atendem às suas necessidades. Isso pode envolver otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), criação de conteúdo como blogs e investimentos em mídia paga.
E para o seu terceiro público, pense em termos de reconhecimento da marca. Você está oferecendo uma solução para um problema que eles ainda não conhecem? Ou a sua persona está usando a solução de um concorrente? As respostas terão um impacto em como você aborda a sua estratégia de divulgação.
2 – Construa uma boa lista de e-mail
O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas de marketing digital mais eficazes para o comércio eletrônico, portanto, colete o máximo de e-mails que puder.
Você pode, por exemplo, inserir no seu site alguns pop-ups, solicitando aos usuários que insiram seus endereços de e-mail em troca de um desconto na primeira compra ou frete grátis. Ou ainda, divulgar um material rico através de um landing page, realizar um sorteio ou convidar as pessoas para se inscreverem em sua newsletter.
Tendo esses contatos em mãos, certifique-se de manter uma cadência regular de envio de e-mails e siga nutrindo os leads com informações relevantes. Divulgue suas promoções, conteúdos novos, lançamentos de produtos e outras notícias que podem incentivar os clientes a visitar seu site e claro, comprar.
3 – Otimize o SEO do seu site
Search Engine Optimization (SEO) é a tarefa de otimizar seu site em torno de palavras-chave específicas para obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa, como o Google.
E como fazer isso na prática?
- Pesquise as palavras-chave de acordo com o seu nicho de mercado e descubra o que os clientes estão pesquisando sobre o assunto;
- Desenvolva a arquitetura do seu site com base em sua pesquisa de palavras-chave;
- Invista em estratégia On-Page SEO através da otimização estratégica de palavras-chave em meta descrições e conteúdos;
- Produza conteúdos relevantes para atrair visitantes orgânicos adicionais (inbound marketing);
- Invista em link building para ajudar a melhorar a autoridade do seu site;
- Mensure o sucesso de SEO do seu site com KPI’s específicas e ferramentas como Google Analytics;
- Utilize as melhores imagens, vídeos ou exemplos para explicar seus produtos;
- Forneça uma melhor experiência do usuário por meio de um site mais rápido, uma melhor experiência móvel, uma interface mais intuitiva, etc;
- Faça as pessoas falarem e criarem links para a sua marca.
4 – Crie conteúdo interessante e útil
Criar um conteúdo relevante para as pessoas que desejam comprar seu produto é uma ótima maneira de trazer tráfego para seu site e fornecer informações úteis que posicionam sua marca.
Uma boa sugestão é criar um blog ou um canal de vídeos no YouTube. Você pode abordar temas variados de cada etapa do funil de compras, falar sobre as dores dos seus clientes e oferecer as soluções ideais para cada problema.
Investir em Inbound Marketing é uma ótima maneira de divulgar o seu e-commerce e ainda se tornar uma referência em seu nicho de atuação.
5 – Invista em mídia paga
As redes sociais são um ótimo lugar para concentrar os gastos com publicidade porque você sabe que as pessoas estão gastando tempo em plataformas digitais. É por isso que ao lançar o seu e-commerce, é fundamental reservar um orçamento para investir em mídia paga.
Você pode usar fotos e vídeos em seus anúncios, mas comece aos poucos. Um anúncio fotográfico pode ser uma ótima maneira de exibir seu produto para novas pessoas. Outra dica importante é: use de gatilhos mentais e copywriting para produzir um texto envolvente e que desperte a atenção das pessoas.
Conclusão
Vender online pela primeira vez e divulgar o seu e-commerce do zero pode parecer assustador, mas é mais do que parece — especialmente se você der um passo de cada vez.
Seja consistente, seja paciente e não se deixe sobrecarregar por fazer muito de uma vez. Escolha algumas das táticas de marketing digital que você acha que trarão mais recompensas para o seu negócio. Em seguida, ajuste conforme você começa a ver os resultados.
E se você tem outras dicas para promover um negócio online, compartilhe nos comentários abaixo!
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