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5 pontos importantes para o e-commerce ter sucesso

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Há muitas razões pelas quais os e-commerces têm dificuldades. Existem inúmeros pontos a serem considerados quando analisamos uma loja e apontamos o que precisa ser corrigido ou não. Porém, há alguns pontos cruciais que todos os projetos de e-commerces precisam se atentar para ter sucesso.

As próprias estatísticas do Sabrae apontam que mais da metade dos e-commerces morrem em menos de 2 anos de existência. Existem uma série de razões pelas quais estas lojas fecham, mas as principais podemos dizer que
são:

  • Os consumidores não sabem como usar sua loja
  • Preço dos produtos não está claro
  • Navegação difícil
  • Falta de planejamento / gestão

Porém, não se pode deixar abalar. Para os iniciantes, os consumidores não estão julgando sua iniciativa ou produtos. Eles simplesmente querem os produtos e quando eles querem. E as expectativas online também podem ser bem altas. Dessa forma, vamos listar 5 pontos importantes para um e-commerce de sucesso.

Sua marca, seu propósito

A marca do seu e-commerce contém uma série de valores relacionados ao cerne do seu negócio. Algumas marcas podem não envelhecer bem, justamente por faltar em propósito.

Os consumidores online não perdoam com facilidade e uma vez machucados, a mensagem transmitida, sua marca também sofre com as consequências.

Enquanto consumidores felizes podem difundir sua marca para alguns poucos amigos, pode ter certeza que os consumidores infelizes irão contar até para as pessoas na fila do mercado sobre a insatisfação.

Quando sua marca ou seu propósito são fracos, as marcas concorrentes que possuem este aspecto melhor definido, irão engolir as suas vendas e, consequentemente, seu negócio. As campanhas de marketing são mais efetivas acompanhadas de uma marca forte.

SEO traz tráfego

Não é surpresa para nenhum e-commerce sobre os esforços que devem ser direcionados para o SEO.

Porém, cuidado ao abusar do algoritmo do Google. Páginas com conteúdo não relevante e que só estão abusando de palavras-chave, podem sofrer penalidades e derrubar o ranqueamento no buscador.

A utilização de ferramentas que permitem monitoramento de palavras-chave e tendências são indispensáveis para o sucesso e garantir uma boa colocação para seu e-commerce.

A originalidade também conta. Evite criar descrições de produtos iguais ou, pior, copiar as do concorrente. Além de causar problemas judiciais para sua loja, não vai fazer para que o buscador garanta os mesmos rankings para a sua
loja.

Consumidores amam uma boa experiência

Quem não gosta de entrar nas lojas e ser bem tratado ou encontrar com facilidade o que estava procurando, sem precisar cavar cada canto da loja?

O mesmo vale para a experiência de compras online. Para direcionar o seu funil de conversões para a ação desejada, é preciso personalizar a experiência do consumidor. Se o consumidor ficar confuso em sua loja, ele vai sair.

Não insira imagens de meias se sua loja vende apenas camisetas. Ou não faça a chamada de produtos que estão fora de estoque. O mesmo vale para os botões de ação e carrinho.

Deixar o consumidor confuso ou fazer com que ele tenha que passar por muitos processos até finalizar a
compra, são grandes desestimuladores.

Transparência constrói confiança

Uma das grandes tarefas do e-commerce é fidelizar seu público para que volte a comprar em suas lojas. Com a concorrência maior do que as lojas do bairro, o e-commerce tem que se utilizar de diversos meios para que seus
consumidores sejam fidelizados.

Um aspecto que concede pontos positivos é a transparência. Ser transparente com seu consumidor pode render boas impressões, bem como criar o laço de confiança entre loja – consumidor.

Simples detalhes como deixar um e-mail para contato em caso de dúvidas ou problemas, endereço do local de operações e mesmo declarações nas notas que discriminam valor do produto, impostos e afins, podem deixar o
consumidor mais confiante em consumir novamente em seu e-commerce.

Invista no engajamento com seu público

As redes sociais são imprescindíveis para qualquer negócio, independentemente se sua loja realiza vendas por elas ou não. Isto porque, as redes sociais já estão tão presentes no dia a dia do consumidor que um dos primeiros pensamentos que ocorrem é buscar sua loja nas redes.

Não ter presença nas redes sociais pode gerar desconfiança e ter um impacto negativo na imagem de sua marca. As redes sociais também são ótimos lugares para criar laços com os consumidores.

Através de interações mais pessoais, feedbacks de produtos e, até mesmo, entender os desejos de seus consumidores, as redes sociais são ferramentas incríveis quando bem utilizadas.

Criar um bom engajamento com seu público deixa os clientes mais próximos de seu negócio, como amigos. E pode fidelizar, bem como criar desejos em seus consumidores e seguidores.

Conclusão

O segredo do sucesso do e-commerce não é nenhum milagre ou solução inovadora que ninguém nunca ouviu falar.
É o básico bem feito e saber utilizar de todas as ferramentas que o universo online nos dispõe, em seu favor. Prestar atenção nestes pontos listados, já pode garantir melhoria na performance de sua loja.