A gente não pode negar que ama uma promoção. Quem aqui não passou por pelo menos um site para ver se não tinha aquele tablet que você queria, ou (mais) um sapato para o guarda-roupa?
E para engordar o calendário comercial brasileiro, nós importamos a chamada Black Friday. Data consolidada no mercado americano, que promete grandes descontos para antecipar as compras do fim de ano.
A Black Friday Brasil de 2013 teve muitos erros e acertos e aqui listo cinco aprendizados, para que você possa repensar sua estratégia de promoções e fazer um trabalho ainda melhor para 2014.
1: Não altere o preço cheio do produto
A grande reclamação que permeou a Black Friday no Brasil foram as altas dos preços antes da promoção. Vamos deixar uma coisa clara: quando um produto entra para venda, ele recebe o que chamamos de preço cheio. A partir desse valor, ele ganha oscilações de desconto em determinados períodos.
O consumidor já se atentou a esse preço e espera o desconto aplicado sobre ele. A partir dessa reclamação, surgiram sites que verificam a oscilação do preço desde o dia que ele foi colocado a venda. Meu conselho é simples: não altere e dê o desconto real sobre o preço real.
2: Se vai dar desconto, dê desconto bom!
A expectative gerada na Black Friday é muito grande sobre o desconto que o consumidor poderá ganhar. Isso ficou provado esse ano, onde muitas empresas colocaram produtos com descontos muito bons junto de produtos que já estavam com desconto. Uma estratégia para aumentar o volume de variedade? Talvez, mas que o consumidor viu e não gostou. Para o próximo ano, separe a lista de produtos da Black Friday, com descontos mais agressivos, das promoções existentes. É mais claro para o consumidor e vai diminuir consideravelmente as reclamações por descontos pequenos demais.
3: Prepare sua equipe e mantenha seu site no ar
Nos primeiros minutos da Black Friday, praticamente todos os grandes e-commerces do Brasil cairam. Em alguns casos era preciso esperar em filas (!) para entrar no site. Esteja preparado para receber 10 vezes mais o que você normalmente tem de tráfego no horário de pico. Não se esqueça de alinhar isso com parceiros (emissor de boleto, cartão de créditos, etc) Se o cliente entrar no seu site e ele cair, a chance dele ir embora e comprar em outro lugar é enorme e eu acredito que você não quer perder isso.
4: Ofereça suporte
Caso seu site esteja lento e o cliente não quiser esperar tanto, ofereça atendimento pelo telefone. Hoje as centrais de atendimento já trabalham 24h por dia e eles serão um braço importante para a finalização de pedidos e tirar dúvidas dos clientes
5: Esteja online
Esteja conectado em todos os canais de contato com o cliente. As mídias sociais são os melhores canais de relacionamento durante a Black Friday. Interaja com os clientes e mantenha o monitoramento ativo para qualquer sinal de reclamação verificar o que aconteceu e responder imediatamente.
Abraços e até a Black Friday 2014