Na Internet, com ambiente altamente dinâmico, o preço e a reputação da loja virtual são fatores que pesam muito na decisão do consumidor na hora da compra. Hoje, o sucesso de um varejista está relacionado à atenção dada às estratégias de mercado, da concorrência e também ao tempo investido no fortalecimento da marca.
Assim, ter uma tecnologia que permite analisar todo o long tail (catálogo de produtos) e que proporcione agilidade na tomada de decisões de preço é fundamental. Saiba por que a precificação inteligente deixou de ser recurso e virou solução para o e-commerce:
1. Resposta imediata: A loja virtual passa a ter maior agilidade nos ajustes dos valores dos produtos, tornando-se cada vez mais competitiva frente à concorrência.
2. Posicionamento de preço: A visão online dos preços praticados pelo mercado permite identificar se a loja está com preços muito acima ou abaixo da concorrência e ainda auxilia na estratégia para posicionar o produto de acordo com o público alvo desejado.
3. Segurança estratégica: A precificação inteligente permite que se defina um preço mínimo, ou seja, um preço com margem mínima desejada para cada produto, e com isso deixar o preço flutuar sem que o preço do produto fique abaixo do preço mínimo, garantido que a loja virtual não saia no prejuízo.
4. Foco na reputação: Ao definir a política de preço junto à solução inteligente, o varejista pode se preocupar em aprimorar entrega, atendimento, publicação de produtos, entre outros fatores que auxiliam na reputação e construção da marca.