A retomada da economia foi evidente em 2021. Já no primeiro trimestre do ano, as vendas no e-commerce brasileiro tiveram alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com relatório Neotrust.
Em um comparativo com as últimas duas datas (2020 e 2019), a Black Friday 2021 teve maior adesão. Neste ano, o valor faturado chegou a R$ 4,2 bilhões — um crescimento de 5%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da NielsenIQ|Ebit, referência de mensuração e análise do comércio eletrônico no Brasil.
Mas para quem acredita que os descontos de Black Friday começam e terminam na última sexta-feira do mês, está enganado. As ações para atrair os clientes para o e-commerce de sua marca já devem começar novamente logo após o encerramento da operação.
Confira 4 dicas para a Black Friday 2022
Para ser mais assertivo em sua estratégia de vendas, listei 3 dicas para colocar em prática na próxima Black Friday e em outras datas importantes para o comércio:
Planeje e prepare sua marca
Muito antes de acontecer a Black Friday 2021, grandes marcas já haviam anunciado ações especiais para a data. Isso graças a um planejamento estratégico. Foi o caso do “Esquenta Black Friday”, no qual empresas como Amazon, Americanas e Ponto Frio iniciaram suas promoções na semana da ação. Com mais tempo de promoção, maiores foram as conversões em vendas para os consumidores.
Além de ações de marketing, é importante preparar bem as estratégias utilizadas no período, a fim de[P1] evitar problemas para os consumidores ao comprarem seus produtos, como má experiência de navegação, problemas no checkout e fraudes.
Diversifique os métodos de pagamento
Democratizar o acesso de cerca de 34 milhões de brasileiros que não possuem conta bancária. Essa deve ser a missão de muitas empresas para garantir que seus produtos cheguem a essas pessoas ainda economicamente ativas no Brasil.
Soluções de pagamentos com confirmação acelerada permitem agilidade para o consumidor. Além disso, integrar soluções mais convencionais com algumas novidades do mercado, como o Pix, oferece mais rapidez na confirmação das compras.
E mais: o Pix vem ainda mais forte em 2022. O método que completou seu primeiro ano já é um dos mais “queridinhos” do brasileiro. A tendência é que o método ganhe força, então é importante que sua marca esteja preparada para disponibilizar esse método para seus clientes.
Trabalhe com ferramentas de recuperação de carrinho
As ações de Black Friday não se encerram no sábado! Para recuperar os carrinhos abandonados, também é possível disponibilizar um link de pagamento para o cliente efetuar a compra. Essa modalidade vem para facilitar ainda mais a experiência do comprador, redirecionando diretamente para o pagamento, em vez de precisar acessar o site para realizá-lo. Existem ainda algumas facilidades no mercado que permitem deixar a área de pagamento pré-preenchida com informações do cliente salvas anteriormente, garantindo uma experiência ainda melhor.
Promova ações também na Cyber Monday
Na segunda-feira após a Black Friday 2021, uma nova onda tomou conta dos sites de grandes varejistas do e-commerce. O chamado “Cyber Monday”, uma espécie de “Segunda Cibernética”, também nasceu nos Estados Unidos e vem se popularizando no Brasil desde 2012. O objetivo da data é focar nas vendas de eletrônicos, principalmente para queimar os estoques.
Com uma estratégia bem estruturada, diversidade de métodos de pagamento e foco no melhor atendimento ao seu cliente, a experiência de compra do consumidor será muito mais positiva e, sem sombra de dúvidas, fará com que ele volte a comprar de sua marca nas próximas datas comerciais.