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30 anos de SEDEX – uma história de sucesso

Por: Mariana Anselmo

é formada em Jornalismo pela UFES. Atualmente é editora da Revista E-commerce Brasil e gestora de conteúdo do grupo iMasters. Já passou pela assessoria de impressa, TV e eventos, mas se encontrou na redação.

O envio de correspondências e mercadorias para qualquer lugar do Brasil, hoje, já faz parte do nosso cotidiano. Seja para atender ao seu cliente, enviando o produto no prazo acertado, ou para enviar um presente a um amigo, a população e as empresas brasileiras sabem que podem contar com o SEDEX – Serviço de Encomenda Expressa Nacional como uma opção segura e confiável.

O serviço dos Correios completa neste ano seu 30º aniversário e tem muita história para contar. Nessa longa caminha viu muita coisa acontecer: o e-commerce no Brasil despontar, a economia se fortalecer, o poder de compra da população aumentar e a tecnologia avançar, permitindo, assim, o avanço do próprio serviço.

O seu surgimento, em 1982, se deu pela necessidade de criar uma forma eficiente de transportar encomendas maiores, que ultrapassavam as dimensões do SERCA – Serviço de Correspondência Agrupada, e tinham urgência na entrega. O novo serviço se propôs a realizar entregas de até 05 kg nas principais cidades do país dentro de um período de 24 horas. A coleta dos pacotes também era feita em domicílio. A proposta era inédita no Brasil e já no ano de estreia distribuiu 72.165 pacotes em diversas partes do país.

Sua expansão era notável; e o que começou abrangendo apenas os grandes centros brasileiros, se estendeu para todo o território nacional. Atentos às necessidades dos clientes, os Correios decidiram aumentar o peso máximo admitido pelo SEDEX, que passou para 20 kg. E em 1987, cinco anos após a sua criação, o SEDEX já batia a marca de 18,5 milhões de encomendas entregues.

O serviço inovou outra vez ao criar, em 1989, o SEDEX a cobrar, com possibilidade de postagem de até 25 kg. E quatro anos depois foi implantado o Disque SEDEX, para solicitar coleta das encomendas por telefone. Inicialmente o serviço atendeu apenas a Grande São Paulo, mas em 1997 foi estendido para todas as regiões do país.

O SEDEX 10, de 2001, veio para atender a velocidade desse mundo moderno em que vivemos. O objetivo dessa vertente do serviço é entregar a encomenda até às 10h da manhã do dia seguinte ao da postagem (desde que ela seja postada até às 16h). Em seu primeiro ano foram postadas 98,2 milhões de pacotes.

Se entregar na manhã seguinte ao da postagem não rápido o era suficiente, os Correios criaram, em 2004, o SEDEX Hoje, que garantia a entrega no mesmo dia da postagem. Mas além de rapidez, o SEDEX alcançou em 2004 novos horizontes. Ele ganhou o mundo, graças ao SEDEX Mundi, que abriu possibilitou a postagem para território internacional.

Em 2010, prestes a completar 30 anos, o SEDEX bate outro recorde: 171,98 milhões de remessas, e mais um serviço foi lançado, o SEDEX 12, que garante a entrega da encomenda até às 12h da manhã do dia seguinte ao da postagem. Em sua primeira fase, considerada teste mercadológico, o serviço estará disponível para Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e o interior de São Paulo.

e-SEDEX: o SEDEX a serviço do e-commerce

Já pressentindo que o futuro do comércio brasileiro estava atrelado ao e-commerce, o SEDEX lançou, em 2000, o e-SEDEX; um serviço que específico para atender as empresas brasileiras que investiam nesse novo modelo de negócios que despontava no país.

Para facilitar o processo de coleta e entrega das encomendas, o e-SEDEX oferece uma série de possibilidades para as empresas, como a coleta nos pontos determinados pela própria empresa-cliente, entrega vertical (ao próprio destinatário), pelo menos duas tentativas de entrega por dia, aviso de não-entrega, seguro automático, logística reversa, informações online, preços competitivos e rastreamento da encomenda pela internet.

O e-SEDEX, hoje, está disponível em 250 cidades brasileiras, atende mais de 4 mil lojas e em 2011 transportou 17,7 milhões de encomendas, evoluindo 36% em relação ao ano anterior.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Vale do Paraíba e Litoral Norte (Sindivapa), 85% do e-commerce brasileiro, no que se refere a encomendas de até 30 kg, é escoado via Correios. Sendo que desse total, 40% é transportado via SEDEX. Perguntado o diferencial do SEDEX para obter esses números tão significativos, o vice presidente de negócios dos Correios, José Furian Filho, afirmou que a confiança do brasileiro nos Correios faz toda a diferença, assim como constante atualização do serviço e sua atuação em território nacional.

“Os serviços dos Correios participam ativamente no e-commerce brasileiro desde seu nascimento e vêm acompanhando este crescimento. Os resultados do e-SEDEX são um exemplo de nossa participação neste sucesso”, afirmou.

Curiosidades

O SEDEX entrega diversos tipos de encomendas, algumas um tanto quanto inusitadas. Como por exemplo, o transporte e a entrega de sêmen bovino a criadores de gado do Brasil. A parceria agilizou com segurança a entrega para muitos clientes, que é feita por meio de botijões especiais.

Outras iniciativas são focadas na área social, como o transporte do teste do pezinho, feito em recém-nascidos, em cidades onde não há laboratório para a análise. Além do projeto Cartório 24 horas, no qual o usuário solicita suas certidões pela internet e caso queira, são entregues em casa pelo SEDEX.