Fator #1. Conteúdo
Confira a Tabela Periódica de Fatores de Sucesso de SEO, criada por Search Engine Land para formalizar os fatores de ranqueamento do Google, e repare O conteúdo tem o papel principal na tabela. Além disso, junto com Arquitectura (Architecture), ele contém mais elementos, sendo uma categoria bem complexa
Fator #2. Backlinks
Já suspeitamos isso faz um tempo - para chegar nos primeiros resultados de pesquisa um site precisa de links. De muitos links e ainda de links de boa qualidade. E agora nossas suspeitas foram confirmadas. Por isso vamos dar uma olhada no mundo de backlinks e entender como eles funcionam, o que é um backlink de qualidade e como consegui-los.Como backlinks funcionam
Em palavras simples, backlinks são votos de confiança que outros sites dão para o seu conteúdo. Google considera cada backlink como indicação que o seu conteúdo é relevante ao assunto em questão e que ele tem autoridade. Ou seja, mais votos de confiança você conseguir ganhar, mais alto o seu conteúdo vai subir nos resultados de pesquisa.Qualidade de Backlinks
Entretanto, não é tão simples assim - existem muitos fatores que o Google considera na hora de analisar e calcular a força de um backlink. Por exemplo, a máquina de busca da atenção à qualidade de backlinks não só à quantidade. Por isso as vezes você pode encontrar um site que embora tem menos backlinks, fica na frente de outros com mais backlinks porque os backlinks dele são mais fortes e de melhor qualidade.Por isso construindo o seu portfólio de backlinks você precisa analisar e dar preferência à backlinks com as seguintes características:
Backlinks devem ser relevantes ao conteúdo da página do seu site ao qual estão apontando. Isso quer dizer que ela deve ser colocada numa página que é relevante ao seu conteúdo. Por exemplo, se você for o dono de uma página de um hotel, você vai querer obter backlinks de sites de turismo e hotéis. Ao mesmo tempo, links de blogs de marketing (a não ser que falem de marketing de hotéis) não são muito relevantes. Eles devem ser adquiridos naturalmente. Isso quer dizer que o link deve ser adicionado por dono do blog sem receber qualquer retribuição sua. Os links devem trazer valor para os usuários. Esse ponto é interligado com a relevância, que já analisamos. Qualquer pessoa que decida clicar no link deve ficar satisfeita com as informações encontradas no seu site.Agora você pode ver como é importante fazer uma auditoria regular de backlinks para avaliar o portfólio de links do seu site e a qualidade deles.
Entre as métricas que devem ser monitoradas, essas são as principais:- O número de domínios com backlinks para o seu site,
- A força desses links, autoridade de domínios, trust score.
- Países da onde vem os links.
- Proporção de links Dofollow e Nofollow
- Distribuição de texto âncora .