Fator #1. Conteúdo
Confira a Tabela Periódica de Fatores de Sucesso de SEO, criada por Search Engine Land para formalizar os fatores de ranqueamento do Google, e repare O conteúdo tem o papel principal na tabela. Além disso, junto com Arquitectura (Architecture), ele contém mais elementos, sendo uma categoria bem complexa
Tabela Periódica de Fatores de Ranqueamento de SEO: Todos os fatores são importantes, mas aqueles marcados com um “3” têm peso maior que aqueles marcados com “2” e “1”. Nenhum fator por si só não consegue garantir sucesso e ranqueamentos mais altos, mas o mais fatores você tiver trabalhando juntos, mais chances de obter boas posições no Google terá. Fatores negativos são marcados em vermelho e podem prejudicar seus ranqueamentos.
Ou seja, parece evidente - o conteúdo influencia demais seus ranqueamentos.
Qualidade, comprimento, densidade de informação, palavras-chave e como elas são usadas, e até a frequência de atualização de informações - tudo isso influencia a posição que sua página vai ganhar nos resultados de pesquisa.
Como afirma o guía de conteúdo da Search Engine Land: “Acerte no conteúdo e criará uma base sólida para seu SEO”
Por quê isso é válido? Vamos analisar juntos!
A principal preocupação de máquinas de busca é oferecer melhor User Experience possível para os usuários. Na prática, tirando os elementos típicos de UX, por exemplo, design e usabilidade, isso quer dizer que as máquinas de busca querem entregar informação que esteja de acordo com a intenção e necessidades do usuário.
Se você parar para pensar, quando você for procurar informações no Google você está procurando um conteúdo. Claro, nem sempre são posts de blogs. Você pode procurar vídeos ensinando fazer algo, artigos de Wikipedia, páginas de produto etc. Mas pensando de uma forma global, pesquisando no Google você está procurando um conteúdo.
Por isso Google e outras máquinas de busca dão prioridade nos resultados de busca para páginas com conteúdo mais relevante, denso e de boa qualidade.
Fator #2. Backlinks
Já suspeitamos isso faz um tempo - para chegar nos primeiros resultados de pesquisa um site precisa de links. De muitos links e ainda de links de boa qualidade. E agora nossas suspeitas foram confirmadas. Por isso vamos dar uma olhada no mundo de backlinks e entender como eles funcionam, o que é um backlink de qualidade e como consegui-los.Como backlinks funcionam
Em palavras simples, backlinks são votos de confiança que outros sites dão para o seu conteúdo. Google considera cada backlink como indicação que o seu conteúdo é relevante ao assunto em questão e que ele tem autoridade. Ou seja, mais votos de confiança você conseguir ganhar, mais alto o seu conteúdo vai subir nos resultados de pesquisa.Qualidade de Backlinks
Entretanto, não é tão simples assim - existem muitos fatores que o Google considera na hora de analisar e calcular a força de um backlink. Por exemplo, a máquina de busca da atenção à qualidade de backlinks não só à quantidade. Por isso as vezes você pode encontrar um site que embora tem menos backlinks, fica na frente de outros com mais backlinks porque os backlinks dele são mais fortes e de melhor qualidade.Por isso construindo o seu portfólio de backlinks você precisa analisar e dar preferência à backlinks com as seguintes características:
Backlinks devem ser relevantes ao conteúdo da página do seu site ao qual estão apontando. Isso quer dizer que ela deve ser colocada numa página que é relevante ao seu conteúdo. Por exemplo, se você for o dono de uma página de um hotel, você vai querer obter backlinks de sites de turismo e hotéis. Ao mesmo tempo, links de blogs de marketing (a não ser que falem de marketing de hotéis) não são muito relevantes. Eles devem ser adquiridos naturalmente. Isso quer dizer que o link deve ser adicionado por dono do blog sem receber qualquer retribuição sua. Os links devem trazer valor para os usuários. Esse ponto é interligado com a relevância, que já analisamos. Qualquer pessoa que decida clicar no link deve ficar satisfeita com as informações encontradas no seu site.Agora você pode ver como é importante fazer uma auditoria regular de backlinks para avaliar o portfólio de links do seu site e a qualidade deles.
Entre as métricas que devem ser monitoradas, essas são as principais:- O número de domínios com backlinks para o seu site,
- A força desses links, autoridade de domínios, trust score.
- Países da onde vem os links.
- Proporção de links Dofollow e Nofollow
- Distribuição de texto âncora .