Ninguém gosta de esperar. Não importa onde estejamos, esperar por algo não é algo prazeroso — especialmente quando há atrasos. No comércio digital, isso é ainda mais importante.
Suponha que você chegou em uma loja para comprar um livro. Quando você chega, percebe que precisa tocar uma campainha para o atendente vir até você. Você toca a sineta uma vez e nada. Toca duas, nada ainda. Tocaria a terceira vez? Pode até ser que sim, mas se demorasse mais 5 segundos, as chances de você ir embora seriam gigantes.
Isso é o equivalente a chegar em um site lento e ter que esperar o carregamento da página para ter acesso ao conteúdo que você busca.
Não é frustrante? Sim, absolutamente.
Na era em que vivemos, nós temos ainda menos paciência. O conforto de realizar operações, encontrar respostas e entretenimento na palma das nossas mãos gerou uma expectativa grande de que quase tudo é imediato.
Não tem como ser diferente quando alguém visita nossas lojas virtuais.
Segundo o Google, o atraso no carregamento de sites reduz em até 20% o número das suas vendas. Isto quer dizer que de cada cinco pessoas que visitam seu site, uma desiste de continuar navegando se precisar esperar mais do que um segundo para ele carregar. Isso mesmo, apenas um segundo de atraso.
Mas como você pode evitar que seu site apresente lentidão e possa aumentar suas vendas? Para responder essa questão, eu trouxe aqui 3 passos para ajudar na resposta.
O teste de velocidade
1 – Teste a velocidade do seu site com o Google
Se tem alguém que sabe tudo de internet é o Google. E além de conhecer muito dela, ele nos ajuda a ter mais desempenho no mundo digital de diversas formas. Uma delas é com a ferramenta Teste Meu Site.
O Teste Meu site é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google que faz um diagnóstico completo sobre o seu site. Com ele, você vai:
- Descobrir a velocidade de carregamento de todo o seu domínio. Ou seja, ele vai fazer uma varredura completa e ainda dizer quais páginas são mais lentas e quais as mais velozes;
- Descobrir quais são os elementos que podem estar causando a lentidão do site. Por exemplo: códigos CSS, HTML ou até quais imagens são pesadas demais para o navegador carregar rapidamente;
- Comparar seu site com os sites de seus concorrentes;
- Receber um relatório completo do diagnóstico.
Depois de fazer este teste, procure seu desenvolvedor para que ele aplique as recomendações.
2 – Mobile First
É muito claro que a maioria das pessoas acessa a internet pelo celular. A mobilidade é prioridade para os grandes players, especialmente para as redes sociais e redes de pesquisa e vídeo.
A todo momento recebemos uma injeção de dopamina ao desbloquear o celular só para abrir o Facebook ou o Instagram. Segundos depois fechamos, e não sabemos nem porque fizemos isso novamente — se percebermos que o fizemos.
Usar o celular é automático. É parte da nossa existência. E como ele, que é o principal meio de comunicação, entretenimento e consumo poderia ficar em segundo lugar?
Por isso, a recomendação que damos é que seu site seja construído com ainda mais carinho quando falar de dispositivos móveis. É fundamental que a navegação seja fluida e que ele seja responsivo – ou seja, se adapte a qualquer resolução de tela.
Além disso, torne prioridade fazer com que o carregamento leve menos de 1 segundo para ser feito.
Pense o seguinte: boa parte de seus clientes chegam no site através de anúncios em redes sociais. Lá eles recebem estímulos que transmitem ao cérebro uma sensação de recompensa, de mimo mesmo, pois tudo é fácil de fazer — desde curtir, comentar e ver vídeos.
Ao clicar no seu anúncio, a expectativa é que essa recompensa continue. E se seu site não atende à essa expectativa, as chances de frustrar seu cliente são grandes.
É por isso que o terceiro passo é…
3 – Coloque o consumidor em 1º lugar
Antigamente existia um jargão que dizia: “O cliente sempre tem razão”. Hoje sabemos que não é bem por aí, mas sempre mantemos a boa vontade em oferecer um bom atendimento.
Se você tem uma loja física, você provavelmente oferece treinamentos de vendas para seus vendedores, técnicas de encantamento do cliente e elabora maneiras de fidelizá-lo. Você está colocando o consumidor em primeiro lugar fazendo isso.
E como traduzir esse comportamento para o ambiente digital?
Segundo o Google, isso é possível ao:
- Ajudar rapidamente as pessoas a conseguirem o que desejam;
- Entregar informações relevantes;
- Facilitar a vida dos consumidores que querem adotar alguma ação.
Para ajudar seus consumidores a encontrarem tudo o que desejam, dê seu melhor para manter seu feed de produtos atualizado. Assim, toda vez que alguém pesquisar por um produto que você vende, ela poderá ver exatamente o que procura e clicar no seu anúncio.
Você facilita a vida do seu consumidor ao manter os links para os produtos sempre corretos e atualizados, inclusive em seus anúncios. Direcionar para a página do produto anunciado é a maneira mais fácil de encurtar o caminho da prospecção até a compra.
Deixar o botão “Comprar” fácil de ser encontrado, seu carrinho de compras visível e as informações de checkout fáceis de serem preenchidas, são outras maneiras de ajudá-los a tomar uma ação.
Além disso, entregue informações relevantes na descrição dos produtos. Seus clientes querem saber as medidas da mesa gamer que você vende? Insira não somente isso, mas também um protótipo com um desenho de uma pessoa ao lado para comparar essas dimensões.
O segredo está em diminuir as distâncias entre a visita e o checkout, quebrar objeções e entregar um fator surpresa (boa surpresa, claro) para gerar encantamento.
Só assim seu cliente vai dizer:
Portanto, não deixe para depois e também não deixe de procurar constantemente novas formas de facilitar a navegação no seu site para gerar mais vendas.
Lembre-se que apenas 1 segundo faz toda a diferença, então não economize o seu tempo para poupar o tempo do seu cliente.