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Vendendo mais e de forma integrada no Dia dos Namorados

Por: Giuliana Cestaro

Diretora de Produtos e-commerce da Fiserv no Brasil

Com 20 anos de experiência, sendo 14 deles no mercado de meios de pagamento, tem ampla experiência como consultora de inovação, gestão de produtos digitais e e-commerce. Na Fiserv desde 2020, foi responsável por produtos digitais e liderou a equipe de lançamento da plataforma omnichannel Carat no Brasil, antes de assumir a diretoria de Produtos. Antes de integrar a equipe da Fiserv, atuou por mais de uma década na Cielo, onde foi responsável pela expansão e rentabilização do Portfólio de Soluções, especialmente como líder do setor de e-commerce. Também teve experiências em empresas de outros setores, com passagem pela Tamboré Urbanismo e Mapfre Seguros. É formada em propaganda e marketing pela Universidade Paulista, com pós-graduação em gestão pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialização em gestão de e-commerce e marketing digital pela ComSchool.

O comércio brasileiro deve esquentar nos próximos dias com a chegada do Dia dos Namorados, e a projeção é de que a data movimente aproximadamente R$ 1,65, uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

E para o e-commerce a data também deve aquecer as vendas neste ano. Vale lembrar que, em 2021, o incremento de vendas foi de 28% se comparado com 2020, e (pasmem!) as compras feitas no cartão de crédito renderam mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento no último ano.

No Dia dos Namorados, a integração de canais de vendas somada a meios de pagamentos são oportunidades para repensar a jornada do cliente.

Essa data é também uma ótima oportunidade para investir em estratégias que ofereçam a melhor experiência e que ainda possam fidelizar os clientes ominichannel, como a disponibilização de cupons de descontos e embalagens personalizadas, além da possibilidade de incluir um item adicional para conquistar o consumidor e manter sua marca mais próxima.

Insights para repensar o consumo no Dia dos Namorados

Pensando em um panorama das expectativas dos brasileiros para este ano e das relações com os diferentes canais de compra para fortalecer a sua estratégia para o Dia dos Namorados, trago aqui alguns insights da pesquisa “Carat Insights – Projeções para o Varejo 2022”, encomendada pela Fiserv, para repensar o consumo para essa data: as lojas online levam vantagem sobre as lojas físicas em preço, variedade ou disponibilidade de informação. Já as lojas físicas são preferidas quando os brasileiros olham para a facilidade de troca ou a devolução de um produto, além de ser uma ótima opção para quem deixa sua compra para a última hora.

Se sete em cada dez pessoas acreditam que os relacionamentos são mais importantes desde o início da pandemia, o desafio dos gestores do e-commerce será colocado à prova no próximo 12 de junho, com a expectativa de um tíquete médio superior ao de 2021 (de R$ 464,00 segundo dados da Serasa Experian com a Neotrust). Estamos atentos às estratégias omnichannel de setores que fazem mais sucesso, como artigos de moda, saúde, beleza e bebidas.

Demanda maior por integração

A ominicanalidade já está presente na vida dos brasileiros, e a demanda é ainda maior por integração. Segundo o estudo da Fiserv, 70% afirmam que já compraram em loja física para receber mais tarde em casa, e 88% acreditam que lojas físicas e online devem ser mais integradas.

A compra digital já está tão presente na vida dos brasileiros que até a escolha pelas tradicionais flores para presentear no Dia dos Namorados já se tornou um forte comércio online. É o caso da Giuliana Flores, floricultura online que se reinventou durante a pandemia e concentrou os esforços no ambiente digital. Com a operação principalmente online, a empresa também lançou o seu próprio marketplace com itens que vão de vinho a brinquedos, buscando se posicionar como uma marca que tem tudo para presentear. Já O Boticário, rede com itens bastante procurados na data, investiu na modernização do e-commerce para atender ao aumento significativo de consumidores comprando online. A rede de doces Ofner também focou no comércio digital e no aplicativo para oferecer uma ferramenta mais responsiva para melhorar a comunicação com o consumidor.

Presentes e experiências

Especialmente neste período de Dia dos Namorados, em que a população, de uma forma geral, procura por presentes e experiências, a integração de canais de vendas somada à tecnologia de meios de pagamentos são oportunidades para repensar a jornada do cliente.

Não param de surgir novas modalidades de comércio. Vendas físicas, vendas online, vendas online com retirada na loja física, venda na loja física sem o produto em estoque (prateleira infinita). A quantidade de combinações é muito grande. Com omnichannel (e amor!), esperamos que este 12 de junho seja marcado por mais conversão e menos chargeback.

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