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Como aproveitar datas comemorativas para vender mais

Por: Álvaro Souza

Executivo de Marketing, Vendas e Inovação, com mais de 20 anos de experiência em atuar no crescimento de empresas desenvolvendo modelos inovadores. Já atuou em multinacionais como Volkswagen e Jeep, e hoje está como Head de Growth no Reclame AQUI e RA Trustvox responsável direto pelo crescimento de receita da empresa e dos parceiros.

Carnaval, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e por aí vai. O calendário comercial é repleto de datas comemorativas para vender mais. Para você ter uma ideia da importância das sazonalidades para o e-commerce, as datas chegam a representar 34% do faturamento anual. De acordo com a Ebit/Nielsen, em 2020, esses períodos comemorativos movimentaram aproximadamente R$ 30,1 bilhões.

Mas olha: não basta colocar uma loja online no ar e deixar a magia acontecer, viu? Para ter bons resultados, é importante preparar a empresa para receber os consumidores e proporcionar experiências inesquecíveis. Entram aqui o planejamento estratégico, o treinamento dos colaboradores e até o uso correto de gatilhos mentais para incentivar as compras.

Para usar as datas comemorativas para vender mais, acompanhe este artigo que traz dicas valiosas para lucrar com os eventos sazonais.

Gostou da ideia e quer saber como usar as datas comemorativas para vender mais? Acompanhe este artigo porque preparamos dicas valiosas para lucrar com os eventos sazonais. Olha só!

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos cerebrais que provocam reações instintivas nas pessoas. E quando os recursos são aplicados no comércio a ação esperada é comprar. Veja quais são os mais usados:

  • prova social;
  • reciprocidade;
  • afinidade;
  • autoridade;
  • escassez;
  • urgência;
  • compromisso.

Pensa bem: quando você vê os dizeres “últimas unidades”, “só hoje” ou até um cronômetro com contagem regressiva no produto que deseja comprar, a tendência é fechar o negócio logo para não perder a oportunidade, não é mesmo? Esses são recursos que despertam o senso de urgência e escassez.

Ainda há os reviews que geram prova social e auxiliam no processo de decisão de compra. Quando o consumidor tem dúvidas se o produto é bom ou não, ele lê as avaliações em busca de opiniões que atestam a qualidade do item, sabe? Além de aumentar as vendas, a ferramenta reduz trocas e devoluções.

Planeje as datas comemorativas para vender mais

São várias as datas comemorativas ao longo do ano e cada uma delas exige uma estratégia diferente. Afinal de contas, o foco de vendas no Dia dos Namorados é bem diferente do Dia das Crianças, concorda?

Sendo assim, elabore um calendário comercial e defina para cada data sazonal:

  • objetivos e metas;
  • estratégias;
  • plano de ações;
  • métricas e indicadores.

Organize o estoque

Se você pretende vender mais, precisa ter mais mercadorias em estoque, certo? E mesmo quem trabalha com cross docking e dropshipping precisa alinhar as estratégias com os parceiros para garantir estoque adequado com o aumento da demanda.

Logo, compre tudo com antecedência para garantir descontos e quantidade suficiente para as vendas no período. No entanto, cuidado com exageros, viu? O ideal é fazer análises históricas e contar com apoio de tecnologias para fazer um bom dimensionamento de estoque. Afinal de contas, o ideal é nem faltar, nem sobrar.

Outro ponto que merece atenção é o armazenamento. O depósito precisa estar organizado para que as mercadorias sejam bem conservadas e encontradas facilmente durante o processo de separação.

Treine os colaboradores

Com o aumento das vendas, é natural que os funcionários tenham uma sobrecarga de trabalho. Há um crescimento na demanda por atendimento ao cliente, serão mais encomendas para separar no estoque, mais pedidos para entregar e por aí vai.

Nesse contexto, é fundamental preparar a equipe – e até contratar funcionários temporários se for necessário – para garantir boas experiências ao consumidor. Mais: investir em capacitações constantes é importante para que os colaboradores se mantenham alinhados aos valores e objetivos da organização.

Ofereça descontos especiais

As ofertas são excelentes iscas para atrair o consumidor para seu e-commerce. Então, é interessante oferecer descontos em itens que tenham relação com a data comemorativa. Vale pensar em baixar a margem de lucro individual para faturar com o volume de vendas.

Além disso, você pode investir em cupons para incentivar a fidelização de clientes como descontos para indicações, pontos no clube de fidelidade, brindes, frete grátis, benefícios para a próxima compra etc.

Mas atenção: nada de entrar em guerra de preços com a concorrência, viu? O ideal é fazer um planejamento bem minucioso e lembrar que seu produto tem valores agregados que, talvez, outras lojas não tenham. Então, cuidado com a precificação!

Pense na comunicação da marca

Toda a estratégia da empresa precisa estar alinhada aos objetivos do negócio. Sendo assim, é necessário padronizar a forma de transmitir os valores da marca para nortear as campanhas de todas as datas comemorativas.

Pense em uma empresa que atende um público mais sério e adotou a formalidade no tom de voz, por exemplo. Nesse contexto, não faz sentido incluir nas ações de Páscoa dinâmicas de caças aos ovos, nem usar coelhinhos, cenouras e infantilizar a identidade visual. Não é adequado ao perfil de público, entende?

Para deixar a comunicação coesa, portanto, é importante estudar o comportamento do consumidor. Assim, é possível definir o tom de voz mais adequado.

Outro ponto que merece atenção é a escolha dos canais de comunicação. Hoje, temos vários pontos de contato como telefone, SMS, WhatsApp, e-mail, Instagram, Twitter, Facebook, chat, entre outros.

No entanto, você não precisa disponibilizar atendimento em todos eles. O ideal é usar aquela pesquisa de comportamento para identificar os canais preferenciais do seu público e utilizar apenas aqueles que forem relevantes para a estratégia.

Invista em marketing

Todas as ações para gerar valor para um produto, serviço ou marca fazem parte do marketing. Entram nesse pacote as campanhas para gerar reconhecimento de marca, fortalecer a imagem da empresa, aumentar a visibilidade do negócio, vender e fidelizar.

É por isso que investir na estratégia é fundamental para aumentar o faturamento do e-commerce, inclusive em datas comemorativas. Vale apostar em inbound commerce, SEO, e-mail marketing, links patrocinados nas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais, marketing de conteúdo etc.

Aliás, reviews e avaliações também entram nas estratégias de marketing, viu? Afinal de contas, são conteúdos gerados pelo usuário que garantem credibilidade à marca e atraem consumidores para o e-commerce.

Saber aproveitar as datas comemorativas para vender mais é fundamental para o sucesso de um e-commerce. No entanto, para faturar com os períodos sazonais, é necessário preparar o e-commerce e apostar em estratégias para atrair, converter e fidelizar consumidores. Os reviews merecem destaque nesse contexto porque funcionam como provas sociais e contribuem para o aumento da taxa de conversão.

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