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WhatsApp lança novidades que melhoram a experiência de clientes dentro do app

O maior canal de mensagens do mundo, em que 90% dos brasileiros acessam todos os dias para enviar mensagens de texto, e 81% se comunicam por áudio – segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – lançou as funcionalidades de Mensagens de Produtos e Mensagens de Lista. Essas novidades vão facilitar o fluxo entre consumidores e marcas dentro do app e podem, também, aumentar as taxas de resposta e conversão.

Para os indecisos de plantão, as novas funcionalidades do WhatsApp são um prato cheio, já que apresentam ações prontas e listadas para tornar todo o processo muito mais simples e ágil. Agora, fica menor a chance deperder os usuários por falta de uma ação mais direcionada, uma vez que as novas funcionalidades  ajudam os consumidores a tomarem decisões e passarem para a próxima etapa da jornada do cliente.

Durante testes realizados pelo Facebook, os chatbots que usaram recursos de mensagens interativas alcançaram taxas de resposta e conversões significativamente mais altas em comparação com aqueles baseados em textos simples.

As novas funcionalidades lançadas são chamadas de Mensagens de Produtos e Mensagens de Lista. 

Mensagens de Produtos são um tipo de mensagem interativa do WhatsApp que permite o envio de listas personalizadas de produtos e serviços para que clientes possam comprá-los sem sair da conversa. Essas mensagens são super dinâmicas e podem ser personalizadas de acordo com os interesses do cliente. Por sua vez, as Mensagens de Lista são um tipo de mensagem interativa que permite que marcas disponibilizem um menu de até dez opções no fluxo de conversa do seu Contato Inteligente.

Aqui listamos algumas vantagens em adotar as novidades:

  • Personalização: a lista de produtos é preenchida dinamicamente, permitindo personalização a nível de cliente ou situação específica.
  • Eficiência: é possível combinar as mensagens de produtos com ferramentas de navegação, como NLP, pesquisa de texto, mensagens de listas e reply buttons para que o cliente chegue ao que está procurando rapidamente.
  • Sem templates: não é necessário ter templates pré-aprovados para o envio de Mensagens de Produtos.

Esse tipo de funcionalidade pode ser utilizada pela sua empresa para disponibilizar listas de produtos e serviços de acordo com o interesse do cliente; para fazer recomendações e ofertas e também para possibilitar que o consumidor compre itens solicitados anteriormente.

Por exemplo, um usuário pode repetir seu último pedido com apenas alguns cliques. Já as mensagens de produtos únicos são melhores para guiar os clientes a um item específico do estoque de uma empresa, oferecendo respostas rápidas a partir de um conjunto limitado de opções. Com isso, a marca consegue melhorar a experiência do cliente e oferece um formato mais simples e consistente para os clientes encontrarem e selecionarem o que desejam de uma empresa.

Essas novas funcionalidades, alinhadas a uma estratégia de comunicação digital, como um Contato Inteligente, fará com que as marcas melhorem a experiência de compra e relacionamento com os seus clientes, destacando-se entre os concorrentes. Para saber mais como ter um Contato Inteligente no WhatsApp da sua empresa ou em outro canal de mensageria, é só acessar take.net