Logo E-Commerce Brasil

Waymo expande parceria com UPS para caminhões autônomos de entrega

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Waymo, da Alphabet, disse na quarta-feira (17) que está expandindo parceria com a UPS, de entrega de encomendas. O acordo entre as duas companhias vai se estender para o transporte de cargas com caminhões autônomos entre instalações da UPS nos Estados Unidos.

A Waymo Via, a operação de entrega de encomendas da Waymo, iniciou a parceria com a UPS no começo de 2020. O serviço utilizou uma minivan autônoma para transporte de pacotes entre a área metropolitana de Phoenix e um centro de distribuição em Tempe, ambas no estado norte-americano de Arizona.

A Waymo disse que os testes com os caminhões vão começar nas próximas semanas. Os veículos são equipados com a quinta geração da tecnologia Waymo Driver e atenderão à demanda da unidade de frete aéreo da UPS para a América do Norte entre as instalações no Texas de Dallas-Fort Worth e Houston.

A escassez de motoristas tem atingido companhias de entrega e transporte dos Estados Unidos, especialmente a FedEx, em um momento em que as empresas correm para contratar trabalhadores visando o período de compras de fim de ano, quando os volumes de encomendas podem facilmente dobrar.

Waymo e UPS disseram que os testes vão ajudar na avaliação do impacto da tecnologia de direção autônoma na segurança e eficiência.

Leia também: Enfrente os algoritmos: os entregadores da China no limite

Fonte: Reuters, via 6 Minutos