Logo E-Commerce Brasil

Walmart usará caminhões autônomos para entregas em 2021

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Walmart anunciou que vai usar caminhões baú totalmente autônomos para fazer entregas em 2021. Em parceria com a startup Gatik, a varejista trabalhou em um projeto piloto ao longo de 18 meses. Agora, as empresas informam que estão dando um novo passo no projeto, retirando o motorista de segurança.

A Gatik é um startup do Vale do Silício (com sede também em Toronto) e equipou vários caminhões baú multitemperatura com sensores e software para permitir a direção autônoma.

Imagem: Reprodução

“No ano passado, começamos um piloto de veículo autônomo com Gatik para mover os pedidos dos clientes em uma rota de 3 km entre uma dark store e um uma unidade em Bentonville, Arkansas. Desde então, dirigimos com segurança mais de 112 mil km no modo autônomo com um motorista de segurança. Agora, estamos dando o próximo passo em frente: os caminhões autônomos operarão esta rota sem motorista no estado de Arkansas. Essa conquista é um novo marco que significa a primeira operação sem motorista realizada na meia milha da cadeia de suprimentos para Gatik e Walmart”, escreveu o VP de produtos do Walmart nos Estados Unidos, Tom Ward, no blog da companhia.

Entregas autônomas em 2021

As entregas começarão a ser feitas de forma totalmente autônoma pelos veículos no ano que vem. O serviço também será ampliado para outra localidade no estado da Louisiana, onde os caminhões.

Inicialmente, os veículos vão rodar com motoristas de segurança e começarão a entregar itens de uma dark store do Walmart para um local de coleta pré-determinado — no modelo ‘clique e retire’, onde os clientes compram online e retiram em um ponto escolhido. Essas rotas serão mais longas do que a operação em Arkansas, são 32 km entre New Orleans e Metairie, em Louisiana.

O Walmart está trabalhando com uma variedade de empresas autônomas em sua busca pela melhor opção para as grandes operações de varejo e entrega da empresa. Além de Gatik, a varejista tem perceria com Waymo, Cruise, Nuro, Udelv, Baidu, Ford e Postmates.

“Nossos testes com Gatik são apenas dois dos muitos casos de uso que estamos testando com veículos autônomos e estamos animados para continuar aprendendo como podemos incorporá-los em um ecossistema de entrega”, disse Ward.

Leia também: Walmart supera estimativa de vendas com forte demanda online

Fonte: Época Negócios