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Voice commerce ganham cada vez mais força de Amazon e Google

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Amazon e Google demonstram grande interesse em investir cada vez mais no voice commerce (compras no e-commerce via busca por voz). Em sua conferencia anual, a Amazon revelou uma série de novas ferramentas e habilidades para a Alexa. Em outro momento, o Google apresentou o Look and Talk (Olhe e fale, em tradução literal), a fim de criar formas naturais e intuitivas de interação com dispositivos como o Google Assistant.

Voice commerce Amazon

Segundo a Amazon, entre as novas habilidades da Alexa, há agora um recurso que permite à assistente responder consultas de produtos com anúncios. Neste caso, o aparelho faz a conexão a páginas de distribuidores independentes.

Além disso, a Amazon aproveitou o início da cobertura dos jogos da NFL para fazer conexão com o sistema de voice commerce da empresa. A ideia, neste caso, a ideia é tornar a Alexa parte característica da experiência de visualização de futebol americano ao mesmo tempo em que garante sua monetização.

Chamado de “Customers ask Alexa” (ou Clientes perguntam à Alexa), o recurso estará disponível pela primeira vez em outubro. Inicialmente, será apenas para um grupo especial de marcas convidadas pela Amazon — até que possa ser levado a todas as marcas americanas em 2023 (por aqui ainda não sabemos quando isso virá).

Google também quer se dar bem no voice commerce

Na conferência de desenvolvedores do Google I/O no segundo trimestre, o Google também falou sobre suas iniciativas para aumentar o voice commerce. Para tanto, será centralizado em seu sistema doméstico conectado ao Google Nest, que também está sendo equipado e atualizado com novas funcionalidades.

Ao que tudo indica, o Google agora dispõe do primeiro recurso multimodal ao assistente virtual — que analisa simultaneamente áudio, vídeo e texto, a fim de determinar quando a pessoa está de fato se comunicando com o Assistente. Para isso, utiliza oito modelos de aprendizado de máquina juntos, que podem diferenciar interações intencionais de olhares passageiros para identificar com precisão a intenção de um usuário de se envolver com o Assistente.

Um levantamento nos Estados Unidos mostra que quase 30% dos pesquisados usaram um assistente de voz para fazer um pagamento em agosto de 2022. Por outro lado, 8% fizeram alguma forma de busca por voz todos os dias.

Vale mencionar que, em agosto, mais de 30% dos consumidores pesquisados ​​criaram listas de compras usando assistentes de voz — e, novamente, com cerca de 8% fazendo isso como uma atividade diária.