Logo E-Commerce Brasil

Visa muda plataforma para aprimorar detecção de fraude

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

A empresa de cartões Visa anunciou que implantará  um novo modelo de plataforma que deve aumentar a velocidade e a precisão da identificação de fraudes com cartões. Chamado de ‘Visa Advanced Authorization’, a tecnologia de segurança avalia todas as transações realizadas com a bandeira no mundo e o possível potencial de fraude.

De acordo com o anúncio feito pela empresa, o novo modelo tem capacidade para prevenir fraudes “praticamente em tempo real”, incluindo até ações mais rápidas de criminosos que tentam realizar transações em segundos ou minutos.

Ações como essa, que incluem ferramentas mais avançadas para detecção de potenciais fraudes, estão contribuindo para que empresas dos setores varejistas e financeiro reduzam o número de fraudes envolvendo compras não presenciais, por exemplo, pela Internet ou por telefone. Com as melhorias do sistema tecnológico, as taxas de detecção de fraudes em operações de maior risco melhorou 122% em relação ao modelo anterior, informa comunicado da Visa.

Em especial, para as lojas virtuais, essa é uma boa notícia. Muitas delas são vítimas do chamado chargeback, caracterizado pelo pedido de cancelamento de pagamento porque o titular do cartão de crédito não reconheceu a compra. Em muitos casos, isso acontece porque o cartão usado na transação de comércio eletrônico pode ter sido alvo de alguma fraude, por exemplo, clonagem.

Com sistemas mais precisos para detecção de fraudes, como esse anunciado pela Visa, os sites de e-commerce estarão mais protegidos contra golpes envolvendo cartão de crédito.