A gigante de cartões de crédito Visa criou um programa de NFT como esforço para trazer pequenas empresas para a economia digital. “Vimos um rápido crescimento no ecossistema NFT no ano passado. Achamos que as NFTs representam uma nova forma de comércio eletrônico”, diz Cuy Sheffield, chefe de Criptografia da Visa.
A ideia de uma pequena empresa está evoluindo das tradicionais para incluir outras empresas independentes com criadores e empreendedores que desejam construir empresas focadas no digital e aproveitar novas ferramentas como NFTs.
O programa de imersão de um ano, o Visa Creator Program, reunirá um grupo global de criadores, incluindo artistas, músicos, designers de moda e cineastas, com a capacidade de construir seus negócios com NFTs.
Não há “limite rígido” no número de criadores para o primeiro grupo e todos os membros terão acesso a clientes Visa e uma rede mais ampla de mentores, observou Sheffield.
“Grandes comerciantes e marcas estão perguntando todos os dias como podem se envolver. O que é tão empolgante para nós sobre NFTs é que achamos que reduz a barreira de entrada para as pessoas construirem um negócio e venderem online”, diz.
A maneira tradicional de vender bens físicos tem muita logística envolvida, o que pode ser um grande desafio para pequenas empresas e indivíduos competirem e escalarem. “NFTs permitem que alguém que é criativo, que é um artista, que é talentoso, produza um bem inteiramente de forma digital”, disse Sheffield.
Micah Johnson, ex-jogador da Major League Baseball e atual artista por trás de Aku, foi um dos primeiros participantes da coorte. A Visa anunciou anteriormente a parceria em outubro de 2021, mas não divulgou que estava envolvido no programa na época.
Os NFTs Aku de Johnson são baseados em um personagem criado por Johnson depois de ouvir seu sobrinho perguntar: “Os astronautas podem ser negros?”
Sua coleção de 10 peças consiste em astronautas negros posando em uma variedade de elementos, desde capacetes cobertos de espaguete e almôndegas até um capacete branco simples e elegante. As NFTs Aku variam de preço de US$ 1.790 a US$ 37 mil, segundo a empresa.
Visa: tecnologia
Além de coletar NFTs, a Visa construiu sua equipe de criptomoedas e, em dezembro de 2021, lançou uma prática de consultoria em criptomoedas para ajudar clientes e parceiros a considerar um mergulho profundo no espaço.
“Achamos que [NFTs] são uma ferramenta primitiva fundamental que pode remodelar o comércio e criar novas oportunidades”, disse Sheffield. “Mas ainda há muitas perguntas sobre como isso evolui? Quais blockchains usar? Como você se destaca? Como você alcança os clientes? E por isso queremos aprender tanto com os criadores quanto achamos que eles podem aprender conosco.”
No futuro, a Visa quer se incorporar a essas tecnologias criptográficas para acompanhar o futuro do comércio. “Estamos incrivelmente empolgados com os NFTs. Queremos que todos os mercados [NFT] possam aceitar cartões Visa porque achamos que os NFTs existirão em muitas redes diferentes”, finaliza Sheffield.
Leia também: Amazon e Visa definem parâmetros sobre taxação
Fonte: Tech Crunch