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Varejo da zona do euro aumenta com estoques de alimentos e gastos online

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As vendas no varejo da zona do euro aumentaram mais do que o esperado em fevereiro, o mês antes das medidas de combate ao coronavírus se espalharem pelo continente, com os consumidores estocando comida e bebida e aumentando acentuadamente seus gastos online.

As vendas no varejo nos 19 países que compartilham o euro aumentaram 0,9% em relação a janeiro e 3,0% na comparação anual, esta última em uma máxima de 12 meses, informou o escritório de estatísticas da UE, Eurostat, nesta sexta-feira (3).

Os economistas previam um aumento mensal de 0,1% e um ganho anual de 1,7%.

As vendas aumentaram mais acentuadamente no mês no setor de alimentos, bebidas e tabaco, em 2,4%, e nas encomendas por correio e vendas online, com alta de 5,6%.

O índice das vendas de produtos não-alimentícios subiu modestos 0,2%, com queda nos equipamentos de informática e livros. As vendas de combustíveis também caíram.

Nas economias maiores, as vendas no varejo subiram 1,2% na Alemanha e 1,1% na França, mas não havia dados de fevereiro para a Itália, o país europeu mais afetado pela crise do coronavírus.

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As informações são da Reuters