Os varejistas brasileiros tiveram um aumento de 14% nas vendas em outubro em comparação ao mês anterior, segundo a pesquisa mensal realizada pela Cappta, empresa especialista na tecnologia de captura de pagamentos junto a 7,5 mil estabelecimentos.
Para Rodrigo Rasera, sócio fundador da Cappta, os resultados de outubro refletem ainda o cenário econômico de meses anteriores. “A alta do dólar e o reajuste de preços por conta da inflação levou o varejista a fazer promoções esse mês, principalmente de bens duráveis, para atrair o consumidor que deixou de comprar no mês de setembro”, analisa.
O segmento que mais cresceu foi o de Livrarias, Brinquedos, CDs/DVDs, que teve um aumento de 57% nas vendas esse mês, devido à sazonalidade do Dia das Crianças. Por conta das promoções de bens duráveis no varejo, a categoria de Eletroeletrônicos e Informática registrou alta de 14% nas vendas. Já nos segmentos de Farmácias/Drogarias e Cosméticos/Perfumaria as vendas ficaram praticamente estáveis, com crescimento de 5% e 4%, respectivamente.
O crédito parcelado aparece como a forma de pagamento preferida dos consumidores, utilizado em 43,2% das transações, sobretudo para valores mais altos. O levantamento da Cappta indica que 64% das compras acima de R$100,00 foram feitas com essa modalidade de pagamento. Já o cartão de débito foi mais utilizado para realizar pagamentos de até R$ 50,00.