Vendas online em farmácias mais que dobram com pandemia
As vendas pela internet em farmácias mais do que dobraram no primeiro semestre do ano, assim como o desenvolvimento de aplicativos e canais de vendas digitais do segmento, após as medidas de isolamento social tomadas para conter o avanço da pandemia de Covid-19.
As 26 redes que fazem parte da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) movimentaram R$ 718,77 milhões pelo delivery ou por vendas pela internet entre janeiro e junho de 2020, valor 106,49% maior que o registrado no mesmo período de 2019.
O faturamento geral do grande varejo farmacêutico cresceu 7,74% no período. O resultado das vendas online foi influenciado especialmente pelos genéricos e medicamentos isentos de prescrição médica, embora a quarentena tenha ajudado a criar medidas para reduzir a burocracia no setor. No período, foi regulamentada a comercialização de remédios com receita pela internet, por exemplo.
“A necessidade de cumprir a quarentena agilizou a adaptação a esse novo modelo e ainda atraiu novos clientes para o e-commerce”, disse Sergio Mena Barreto, presidente da Abrafarma, à Exame.