As vendas realizadas pela internet seguem com evolução positiva no Brasil. No mês de maio, em comparação com abril, a expansão foi de 3,52%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento do setor também cresceu: 6,78%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
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“Após uma queda nos números do comércio eletrônico em abril, o mês de maio representa o retorno gradativo dos hábitos de consumo e das compras online, impulsionado especialmente pelo Dia das Mães”, afirma Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net.
Vendas online
Já na comparação das vendas por e-commerce, entre os meses de maio (2022 e 2021), a alta foi de 4,99%. No acumulado no ano, segue em ascensão: 8,65%.
Na composição regional, usando os meses de comparação entre maio e abril, a configuração ficou da seguinte forma:
- Sudeste (5%);
- Sul (3,23%);
- Nordeste (0,99%);
- Centro-Oeste (0,63%);
- e Norte (-6,25%).
Já no acumulado no ano, o desempenho das regiões foi:
- Norte (26,55%);
- Nordeste (16,66%);
- Centro-Oeste (13,35%);
- Sul (10,48%);
- e Sudeste (5,30%).
Faturamento
Em contrapartida, na métrica de faturamento, comparando maio de 2022 com o mesmo mês do ano passado, teve uma pequena queda de (-1,06%). Mas, o acumulado no ano, segue em crescimento: 4,69%.
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Ao comparar os dados de faturamento por região, entre os meses de maio e abril, o desempenho foi:
- Nordeste (7,89%);
- Sudeste (7%);
- Sul (6,64%);
- Centro-Oeste (3,87%);
- e Norte (3,40%).
Já no acumulado no ano, os resultados foram:
- Norte (9,84%);
- Nordeste (9,27%);
- Sul (8,90%);
- Centro-Oeste (4,76%);
- e Sudeste (2,07%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em abril de 2022, o e-commerce representou 11,4% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,3%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 10 de junho.
Categorias
Em abril de 2022, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:
- equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,7%);
- móveis e eletrodomésticos (29,4%); e tecidos, vestuário e calçados (10,7%).
Na sequência, ficaram:
- artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,3%);
- outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%);
- hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%);
- e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%).
Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
Consumidores online
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
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