Logo E-Commerce Brasil

Varejo farmacêutico apresenta aumento de 3% no faturamento em março

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

No varejo, o setor farmacêutico apresentou resultados positivos em março. Segundo dados da Bnex, divulgados no Shopper Report, o faturamento da categoria cresceu 3% em comparação anual, além de altas em outros índices.

Conforme mostra a pesquisa, o varejo farmacêutico se comportou positivamente no mês em questão. Ao todo, houve crescimento em ticket médio (3,4%), quantidade de itens por cesta (1,5%) e preço médio dos produtos (1,9%). A única retração no panorama geral ficou por conta da quantidade de tickets (0,3%).

Perfis

Com predominância de mulheres (60%) sobre os homens (40%), o varejo farmacêutico tem como principal público as consumidoras entre 30 e 39 anos e os consumidores entre 40 e 49 anos.

Veja mais insights trazidos pela Bnex:

(Fonte: Bnex)

(Fonte: Bnex)

(Fonte: Bnex)

O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV-Bnex) representa, a partir da análise do ticket médio, a diferença entre engajamento de compra de cliente fidelizado versus cliente não fidelizado no mês. (Fonte: Bnex)

Manutenção

A análise da Bnex reforça um cenário já percebido em meses anteriores, nos quais os resultados com clientes fidelizados foram muito melhores do que com aqueles não fidelizados. Fato que confirma isso é o faturamento do varejo farmacêutico com cada grupo.

Enquanto o consumidor fiel fez com que o faturamento do setor aumentasse 11%, o não fidelizado contou com queda de 11,1% no mesmo indicador.

Abaixo, mais fatores comparados entre cada tipo de cliente:

(Fonte: Bnex)

Vale ressaltar que março é o último mês antes do reajuste anual no preço dos medicamentos no Brasil. Sendo assim, altas em gasto médio e quantidade de itens por cesta, por exemplo, mostram uma antecipação do público a esta situação.