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Varejo em alta impulsiona adoção de ERPs para integrar operações

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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Em fevereiro de 2025, o comércio varejista brasileiro registrou o maior nível de vendas desde 2000, com alta de 0,5% sobre janeiro e crescimento de 3,6% em 12 meses. Para expandir sem comprometer a saúde financeira, especialistas apontam a necessidade de organização e tecnologia. Nesse cenário, os ERPs deixaram de ser restritos à contabilidade e se tornaram plataformas estratégicas. Segundo a ABES, o mercado brasileiro de software, incluindo ERPs, deve crescer 9,5% até o fim de 2025, superando a média global de 8,9%, com gastos de US$4,9 bilhões, alta de 11% sobre 2024.

E-commerce mantém trajetória de crescimento e reforça peso nas vendas do varejo
(Imagem: Envato)

Para Sergio Perez, especialista em e-commerce da Omie, empresa de tecnologia e gestão empresarial em nuvem, a transformação no uso do ERP acompanha mudanças no próprio varejo. ”O consumidor atual espera agilidade, integração entre canais e uma experiência sem fricção. Para oferecer isso, o lojista precisa de informações centralizadas em tempo real. Um sistema de gestão moderno conecta vendas, estoque, caixa, pedidos e dados do cliente, permitindo decisões mais assertivas e crescimento sustentável”’, explica.

Um ERP 100% na nuvem integra lojas físicas, e-commerce, marketplaces e meios de pagamento, automatizando processos como emissão de notas fiscais e conciliação financeira. Isso dá ao lojista visão completa do negócio, reduz riscos e permite acompanhar indicadores e tomar decisões de qualquer lugar.

“Antes, apenas grandes redes tinham acesso a esse tipo de tecnologia. Hoje, pequenos e médios varejistas conseguem competir com gigantes, ganhando produtividade e inteligência de negócio sem aumentar a complexidade da operação”, complementa o especialista..

Como escolher o ERP certo para sua empresa

No entanto, com a expectativa de contratar um ERP, o empreendedor precisa escolher o sistema ideal. É importante considerar funcionalidades compatíveis com o negócio, integração entre setores, mobilidade e facilidade de uso. Também é fundamental avaliar a escalabilidade da plataforma e a capacidade de gerar relatórios e insights para acompanhar o crescimento sem aumentar a complexidade.

“Para o varejo, além do sistema de gestão, a Omie, oferece uma solução completa com o Omie.Multivarejo, que centraliza todas as operações de venda, loja virtual, marketplaces e ponto físico, em uma única plataforma, com gestão unificada de estoque, pedidos e entregas, além da possibilidade de gerenciar tudo via WhatsApp”, lista Sergio.

Com o varejo aquecido e a concorrência cada vez mais acirrada, integrar processos e centralizar dados deixou de ser diferencial para se tornar requisito básico de sobrevivência e competitividade.