Logo E-Commerce Brasil

Uber Eats anuncia redução de até 70% nas taxas para restaurantes parceiros

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com o agravamento da pandemia e a expansão de medidas restritivas por todo o país, o Uber Eats anunciou novas medidas que visam reduzir e, em alguns casos, até isentar as taxas dos restaurantes parceiros da plataforma. As ações do novo pacote de auxílio começam a valer a partir do dia 8 de abril.

Os novos restaurantes com rede própria de entregadores que se cadastrarem na plataforma durante o mês de abril terão 30 dias para testar a plataforma sem pagar nenhuma taxa. Já para os restaurantes que entrarem optando por utilizar os entregadores parceiros do Uber Eats, a taxa por pedido será reduzida e fixada em 18%, também por 30 dias.

As reduções de taxas também contemplam os restaurantes que já utilizam a plataforma: negócios que operam com rede própria de entregadores poderão pagar 5% de taxas por um mês, uma redução de até 70% no valor que pode ser cobrado nesses casos; enquanto aqueles que utilizam entregadores parceiros do Uber Eats poderão ter até 40% de redução e optar por pagar apenas 18% de taxa, nesse período. Os restaurantes elegíveis terão até o dia 7 de abril para confirmar que querem ativar o desconto.

Outra medida que faz parte do anúncio é o investimento de R$ 70 milhões do Uber Eats em ações de marketing e promoções na plataforma para gerar demanda para os restaurantes cadastrados.

“Essas novas medidas se somam às ações de auxílio que anunciamos em fevereiro e que estão sendo prorrogadas por mais um mês”, explica Rafael Pereira, head de Restaurant Operations do Uber Eats. Entre essas ações, está a antecipação diária e gratuita dos pagamentos para os restaurantes. “Essa é a melhor solução de adiantamento de recebíveis do mercado. Sabemos como o fluxo de caixa é importante e acreditamos que, ao repassar esses valores diariamente, ajudamos os empresários a tomarem as melhores decisões financeiras para os seus negócios”.

Além da gratuidade no repasse diário, pedidos feitos pela plataforma online disponibilizada gratuitamente pelo Uber Eats, onde os estabelecimentos podem criar e configurar um site próprio, continuarão isentos de taxa de serviço, assim como pedidos na modalidade “Para Retirar” nas cidades em que a prática está permitida. Por fim, os usuários continuarão tendo a opção de doar R$ 2 a seus restaurantes favoritos direto pelo app, como forma de apoiar os funcionários atingidos pela crise atual.

“Ouvimos os nossos parceiros e estamos fazendo a nossa parte para ajudar a indústria de restaurantes nesse momento tão delicado”, comenta o executivo.

O Uber Eats registrou um crescimento de 80% no número de restaurantes cadastrados no ano passado, um reflexo claro da necessidade dos negócios migrarem pro online com o fechamento do atendimento presencial nas cidades.

Parceria do Uber Eats em Pratos Limpos

Em meados de março, o Uber Eats também lançou a campanha “Parceria em Pratos Limpos” com o objetivo de dar visibilidade ao posicionamento comercial da empresa. “Queremos reforçar o quanto prezamos por esses valores éticos nas nossas negociações e que, para nós, qualquer acordo deve ser firmado visando o benefício mútuo entre as partes”, explica Rafael Pereira. Mais detalhes da campanha e do posicionamento estão no z.uber.com/parceriaempratoslimpos.

Leia também: E-commerces se destacam entre os 100 sites mais acessados do Brasil