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Via e-commerce, Tramontina aumenta 106% de receita na Semana do Consumidor de 2022

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma das principais datas no calendário das empresas. Na maioria das vezes estendido para uma semana inteira, essa é uma oportunidade que as marcas têm de se aproximar ainda mais de seus clientes e aumentar sua receita.

E foi isso que a Tramontina fez! Para o mês de março, a meta de receita em CRM da Tramontina Store – Loja Oficial Tramontina, era 63% maior que a de fevereiro. Para alcançar o objetivo traçado, a empresa trabalhou com descontos de até 60% no e-commerce e ações pontuais nos canais de CRM (e-mail e web push) durante a primeira quinzena do mês e no dia do consumidor,

Somente os envios da Semana do Consumidor representaram 33% da receita total de CRM da Tramontina Store. Confira abaixo as estratégias que levaram a esse resultado.

Estratégias de CRM adotadas

Através de estratégias de CRM, a Tramontina Store atingiu resultados incríveis. Para que isso fosse possível, a marca estabeleceu um calendário promocional exclusivo para a data nos canais de e-mail e web push com a temática da Semana do Consumidor e Dia do Consumidor. Ao todo, foram desenvolvidos 19 e-mails e 14 web pushes pontuais, uma comunicação 360 que impactou o consumidor em diferentes canais com a mecânica do período.

Os e-mails e web pushes traziam os descontos oferecidos em evidência, assim como os demais benefícios, que eram: frete grátis em compras a partir de R$299,00, parcelamento em até 10x sem juros, compra segura, troca fácil e 5% OFF em pagamentos à vista.

No canal de e-mail, a Tramontina Store e a Pmweb desenvolveram juntas estratégias de segmentação de base fundamentais para conseguir criar uma experiência significativa para os clientes nesse período e alcançar bons resultados:

  • Audiências baseadas no comportamento do consumidor (como enviar campanhas para clientes que navegaram ou abandonaram determinado produto).
  • Audiências baseadas nas preferências (olhando para engajamento + clicks em link categories).
  • Audiências sensíveis à compra (olhando para quem entrou na base ou navegou/abandonou/comprou no período de sale).

Resultados que inspiram

Adotando estratégias com a temática da Semana do Consumidor (mais a continuação das demais estratégias de behavior, automáticas e pontuais), a Tramontina Store aumentou seu share de e-mail em 57% no mês de março e atingiu uma receita 106% maior do que no mês anterior e ultrapassou a meta estabelecida para o canal de CRM no período.

Os envios sobre Semana do Consumidor representaram 33% da receita total de CRM, e dentre as estratégias pontuais, os envios sobre Semana do Consumidor representaram 72% (web push e e-mail) no mês.

O CTO das campanhas de e-mail sobre a Semana do Consumidor teve um aumento de 13% nesse período, o que evidencia o interesse dos consumidores baseados nas segmentações que fizemos e na temática abordada.

No canal de web push, houve um aumento de 129% no número de cliques, 101% no número de aberturas e 106% no número de sessões (quando comparamos as campanhas blasts com a temática da Semana do Consumidor e as campanhas blasts do restante do mês).

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