Logo E-Commerce Brasil

Toda Frida: a mudança do mindset de PME para construção de marca

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Nos três primeiros anos de sua fundação, a Toda Frida “patinou” para encontrar seu lugar no mercado. Porém, o casal Daiana Moreira, co-founder e CMO, e Emmanuel Polanczyk Batalion, co-founder e diretor de Operações, aprendeu com seus próprios erros e hoje estão à frente de uma marca que cresceu 500% nos últimos três anos.

Moreira e Batalion participaram do Fórum E-Commerce Brasil – Grand Connection, nesta terça-feira (14). A Toda Frida é uma marca premium slow fashion, cujo nicho de mercado se enquadra em uma moda retrô com liberdade contemporânea. Desde que foi fundada, em 2014, a marca vende seus produtos exclusivamente no e-commerce.

Os 3 primeiros anos e os 6 maiores erros

Segundo Batalion, a marca começou pequena e tinha o mindset de “lojinha”, ou seja, não havia um pensamento de que o negócio poderia crescer. “Não tínhamos estrutura organizacional, poucas metas definidas e nenhum planejamento financeiro ou controle de fluxo de caixa”.

De acordo com Moreira, a maioria dos produtos eram de valor baixo agregado na tentativa de agradar a todas as clientes, além de que as ações eram lentas, o que deixava os problemas crescerem e tomarem todo o tempo dos executivos. “Só quando pensamos em focar em determinado tipo de cliente, que o negócio começou a crescer. Diziam que estávamos dando um ‘tiro no pé’ quando tirávamos produtos da loja ou aumentávamos os preços, mas a estratégia deu certo”.

500% de crescimento da Toda Frida em 3 anos

Segundo os fundadores da Toda Frida, assim que mudaram o mindset em como viam a marca, as estratégias foram totalmente modificadas e os resultados foram rápidos.

  • Produtos com alto valor agregado com foco no verdadeiro cliente
  • Plano B sempre na manga, buscando investir o tempo dos executivos em inovação
  • Metas bem definidas, como ações antecipadas e acompanhamento e direcionamento semanal
  • Mindset de grande empresa, com foco no “onde queremos chegar”
  • Planejamento estratégico definido: setores, cargos e funções (e em constante melhoria)
  • Entender quais KPIs devem ser quantificados e analisados para a marca

Tem que planejar e dar passos de maneira calculada, fazendo a conta fechar. Porém, algumas vezes é necessário ir na pura coragem”, finaliza Moreira.

Leia também: Como a pandemia quebrou paradigmas na logística internacional

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil.

Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection acontece nos dias 13, 14 e 15. O evento de alcance global conta com a participação de especialistas e grandes nomes do comércio eletrônico. Acompanhe ao vivo.