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Cinco tendências para o futuro do e-commerce, segundo a eMarketer

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O segundo dia do evento VTEX DAY (7), apresentou Zia Wigder, Chief Content Officer (CCO) da eMarketer, para palestrar sobre as cinco principais tendências do comércio eletrônico. Ela abordou as transformações do varejo, das marcas, dos fabricantes e a importância de estar ciente das novas perspectivas de mercado. 

A diretora de conteúdo iniciou sua fala ressaltando que os dados são, de certa forma, o novo petróleo. As empresas que souberem administrar e garantir uma boa curadoria deles serão bem sucedidas.

Além disso, o mundo que conhecemos hoje passou por transformações significativas durante o período da pandemia. Novas oportunidades para construir experiências síncronas entre a loja online e a loja física se tornam cada vez mais comuns, reforça Wigder.

As cinco tendências

Wigder cita como principais tendências:  conversão do crescimento entre e-commerce e varejo; crescimento de retail media; aumento de social shopping; inteligência artificial generativa e  modelos de linguagens grandes (LLMs); e diminuição no tempo de crescimento de mercados inovadores.

Primeiramente, a diretora explica que o crescimento do e-commerce desacelerou globalmente. Porém, daqui em diante, o varejo digital e físico devem crescer com taxas muito similares. Contudo, as lojas físicas continuam se destacando entre os consumidores, apresentando, com algumas exceções, maior alcance.

Significância das lojas físicas, gráfico usando na palestra da Zia Wigder no VTEX DAY 2023.
Imagem: reprodução

Retail media é o assunto do momento. A terceira onda das propagandas digitais é a segunda grande tendência elencada pela palestrante. O novo modelo de publicidade é uma transformação que todas as grandes empresas, representantes de variadas marcas, devem considerar essencial.

Gráfico sobre crescimento de Retail Media, usado por Zia Wigder no VTEX DAY 2023.
Imagem: reprodução

O social shopping apresenta um crescimento exponencial. “Entretanto, a evolução acontece de maneiras diferentes em cada país”, cita Wigder.  A principal categoria que se beneficia desse movimento é o segmento de moda, atingindo 53% do total de compra em abril de 2022. 

Social Shopping para o mercado de moda, gráfico da palestra de Zia Wigder no VTEX DAY 2023.
Imagem: reprodução

Para a diretora de conteúdo, a quarta tendência referente a inteligência artificial é um momento de aprendizagem para as marcas. É necessário que as empresas cultivem um espaço para descoberta de possibilidades na utilização de IA nas diferentes áreas da companhia.

Concluindo, a última tendência diz respeito à aceleração dos mercados inovadores. Com o passar dos anos, o tempo necessário para as empresas disruptivas alcançarem um alto valor de mercado diminui gradativamente. Dentro deste contexto, novos mercados, como retail media, vêm crescendo em poucos anos contra décadas passadas. 

Crescimento de mercados disruptivos, gráficos de Zia Wigder no VTEX DAY 2023.
Imagem: reprodução