A Serasa Experian, projeta que mais de R$ 1 bilhão em prejuízos com fraudes podem ser evitados nas compras online durante a semana do Dia das Mães (6 a 12 de maio), a segunda data mais importante para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal.
A estimativa é que sejam barradas mais de 180 mil tentativas de fraude de identidade no período. Somente no fim de semana do Dia das Mães, o prejuízo evitado pode chegar a R$ 439,6 milhões, com 78,5 mil tentativas de fraude bloqueadas.
Criminosos visam dados pessoais dos consumidores
Segundo a Serasa Experian, os criminosos se aproveitam da data para criar falsas oportunidades de compra, induzindo as vítimas a fornecer seus dados pessoais, como CPF, RG, e-mail, fotos e outras informações. Esses dados são utilizados para abrir contas bancárias em nome da vítima, realizar compras online e solicitar empréstimos fraudulentos.
Infelizmente, a vítima só percebe que teve uma conta aberta em seu nome ou foi invadida meses depois, quando recebe cobranças desconhecidas. “Muitas ofertas atrativas podem surgir na internet que demandam o preenchimento com dados pessoais. Por isso, os consumidores precisam estar atentos sobre onde compartilham suas informações pessoais para não serem vítimas de roubo de identidade”, alerta Caio Rocha, diretor da Serasa Experian.
Empresas e consumidores podem se proteger
Para se protegerem contra fraudes, empresas e consumidores podem tomar algumas medidas:
Empresas:
- Implementar uma estratégia de autenticação contínua com diversas camadas de proteção.
- Oferecer autenticação com o mínimo de fricção possível para o cliente.
- Alertar os clientes sobre os golpes mais comuns no segmento.
- Proteger suas plataformas de pagamento online.
- Analisar perfis e comportamentos de consumo com maior risco de fraude.
- Utilizar soluções que acompanhem a evolução dos golpes e combinem tecnologia, dados e inteligência analítica para prevenir fraudes.
Consumidores:
- Comprar em sites e lojas confiáveis com boa reputação.
- Desconfiar de ofertas muito atrativas.
- Ler avaliações e opiniões sobre produtos e lojas antes de comprar.
- Cuidar com o golpe do brinde e não fazer pagamentos para entregas não solicitadas.
- Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens ou SMS.
- Cadastrar as chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos.
- Nunca fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site ou aplicativo do banco.
- Não emprestar ou vender seus dados pessoais.
- Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar a identidade do destinatário.
- Incluir informações pessoais e dados de cartão apenas em sites seguros.
- Manter os dispositivos atualizados.
- Proteger documentos, celulares e cartões com senhas fortes.
- Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência.
- Monitorar o CPF regularmente para verificar se há indícios de fraude.
Principais preocupações das empresas
Quando acontece alguma tentativa de fraude, as empresas disseram se preocupar o com questões sobre a segurança da informação, como:
- Vazamento de Dados de Clientes (49%);
- Perdas Financeiras (48%);
- Vazamento de Dados Próprios (39%);
- Inadimplência (35%);
- Roubo de Informações Estratégicas (34%);
- Fraude de Identidade (28%);
- Perda de mercadorias (16%).
Ranking das camadas de proteção
A pesquisa revelou as principais camadas de proteção que as empresas consideram essenciais para a proteção contra fraudes. Sendo elas: “Análise de Documentos” (49%), “Análise de Score de Clientes” (36%), “Análise de Score das Empresas” (28%), “Análise de operações de cartões de crédito” (22%) e “Análise de Dispositivos” (19%).
Metodologia da pesquisa
A Serasa Experian estimou o risco de fraudes no Dia das Mães de 2024 com base em dados do mesmo período em 2023. A pesquisa também entrevistou 331 empresas de diversos setores para identificar as medidas de proteção mais utilizadas contra fraudes.