Logo E-Commerce Brasil

Tarifas e smartphones: indústria deve sofrer impacto em 2025

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

As recentes tensões econômicas entre Estados Unidos e China já começam a impactar o mercado global de eletrônicos. Segundo nova projeção da Counterpoint Research, o setor de smartphones deve crescer apenas 1,9% em 2025 — uma queda nas expectativas motivada, sobretudo, pela instabilidade gerada pelas tarifas norte-americanas.

Tarifas e smartphones indústria deve sofrer impacto em 2025
(Imagem: Envato)

A América do Norte aparece como principal mercado em retração, com expectativa de queda nas remessas devido à previsão de aumento nos preços dos aparelhos. A China também teve o crescimento revisado para baixo, mas ainda deve se manter estável, mesmo com resposta abaixo do esperado ao programa de subsídios do governo local.

As duas empresas mais expostas ao impacto das tarifas são Apple e Samsung, líderes nas vendas nos Estados Unidos. De acordo com Liz Lee, diretora associada da Counterpoint, os olhos do mercado estão nas companhias muito por conta da exposição no mercado norte-americano.

A executiva lembrou que o presidente Donald Trump já ameaçou impor tarifas de 25% sobre produtos da Apple fabricados fora do país.

Projeções

A expectativa, de acordo com o relatório, é que o aumento nos custos seja repassado ao consumidor final, pressionando os preços dos smartphones em 2025. Ainda assim, Lee acredita que a Apple pode sustentar bons números com o lançamento da linha iPhone 16.

Enquanto isso, a Huawei surge como possível beneficiada no cenário global. Com chips próprios e menor dependência de fornecedores estrangeiros, a marca chinesa pode atender parte da demanda que será deixada por rivais mais expostos às tarifas.