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Supermercados e atacarejos digitais tem crescimento de 43% em audiência, destaca Standout 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Homem segurando cesta de compras, com alimentos perecíveis, em uma mão e celular na outra.
Imagem: reprodução

Supermercados e atacarejos donos de e-commerces tiveram um crescimento de 43% na audiência em 2023, em comparação ao primeiro semestre de 2022. O dado foi resultado da pesquisa realizada pela martech Standout em parceria com mais de 300 e-commerces como: SuperNosso, Pague Menos, Extra, Atacadão, Pão de Açúcar e Tenda Atacado. 

Andrea Miranda, CEO da Standout, afirma: “O shopper de hoje é ávido por informação onde quer que esteja, seja no mundo físico ou digital. O e-commerce que não falar o idioma do conteúdo e omnicanalidade corre o sério risco de não conseguir se comunicar com seu cliente”.

A empresa também observou que dentro do segmento dos atacarejos e supermercados a quantidade de players triplicou no último ano. Categorias como limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão entre os mais procurados no mercado digital, sendo os principais responsáveis pelo aumento da audiência.  

De acordo com o relatório Webshoppers, produzido pela NielsenIQ Ebit, no período entre 2021 e 2022, a categoria alimentos e bebidas teve um crescimento de 82,8% com relação ao número total de pedidos. Perfumaria e cosméticos, da mesma maneira como saúde, tiveram um aumento de 22,5% e 16,9%, respectivamente. 

Aceleração das vendas digitais

Miranda ressalta ainda que o varejo alimentício pode aproveitar algumas estratégias visando acelerar as vendas no meio digital. 

Como primeira estratégia, a CEO destaca o investimento em estratégias mobile. Segundo o Webshoppers, 62,8% dos brasileiros realizam compras através de seus smartphones. 

A aplicação do trade marketing é a segunda estratégia apontada. A prática busca atrair a atenção dos consumidores, impulsionar vendas e desenvolver um bom relacionamento com o shopper. 

“O trade marketing digital abrange toda informação, em seus vários formatos, e a precisão em se comunicar com o cliente nesta ‘última milha’. É estar ao lado do shopper ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho”, salienta Miranda.

Fazer uso das estratégias de trade marketing digitalmente é “poderoso e eficaz, tanto para as marcas quanto para o varejo impulsionarem as vendas do comércio digital, e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente”, finaliza a executiva.

Fonte: Mercado & Consumo