O Spotify anunciou na última terça-feira (26) o lançamento de uma ferramenta de mensagens privadas dentro do aplicativo. O recurso permitirá que usuários troquem recomendações de músicas, podcasts e audiolivros diretamente na plataforma.

A novidade já está disponível para usuários maiores de 16 anos em países selecionados da América Latina, com exceção do Brasil. Segundo a empresa, a expansão ocorrerá nos próximos dias e semanas para mercados como Estados Unidos, Canadá, Brasil, União Europeia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Como funciona
Para enviar uma recomendação, basta tocar no ícone de compartilhamento na página “Em Reprodução”, selecionar um amigo e enviar. O destinatário precisa aceitar a solicitação de mensagem para que a conversa seja ativada. A partir desse aceite, as interações ficam disponíveis de forma contínua no perfil do usuário.
Entre as funcionalidades, será possível reagir ao conteúdo com texto e emojis. O envio só pode ser feito entre usuários que já tiveram algum tipo de interação prévia.
Segurança e controle
O Spotify informou que as mensagens terão criptografia, seguindo o padrão de segurança do mercado, e que não terá acesso ao conteúdo das conversas. Usuários poderão denunciar mensagens ilegais ou que violem os termos de uso da plataforma, além de bloquear contatos ou desativar o recurso nas configurações.
O compartilhamento de conteúdos em redes sociais como Instagram, WhatsApp, X (ex-Twitter) e outras seguirá ativo, mesmo com a introdução do novo recurso interno.