Logo E-Commerce Brasil

O poder do site institucional: potencialize vendas com algumas dicas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quais as chances de um site institucional potencializar as suas vendas? Depende. Vários fatores podem influenciar diretamente a resposta para essa pergunta. Primeiramente, é importante destacar que tudo depende de como você enxerga o objetivo do seu site institucional: para que ele existe?

Marcar presença online? Concentrar informações relevantes sobre o seu negócio? Atrair seu público? Branding? Na verdade, tudo isso representa um pouquinho dos porquês de se ter um site institucional. Contudo, a questão central aqui deveria ser: seu site institucional representa os porquês do seu negócio?

Suas vendas deveriam ser sobre as suas motivações

Além de quaisquer fórmulas ou receitas de “elementos essenciais em um site institucional”, o que realmente importa é o porquê daquilo que você tem a oferecer. Seu site institucional, acima de tudo, deve representar a essência do seu negócio. Aliás, essa motivação precisa estar atrelada ao seu discurso. Do contrário, inevitavelmente, seu site fugirá do seu verdadeiro propósito. E não adianta, é questão de tempo para que essa divergência venha à tona.

Apesar de haver por aí inúmeras “receitas para o sucesso do seu site institucional”, muita gente não percebe que ter um discurso que difere daquilo que se oferece é, justamente, seguir à risca uma das receitas infalíveis para o fracasso.

Se a essência muda, seu site institucional também deveria mudar

Já que exemplos tornam tudo mais simples, vamos a eles. A SCC Check é uma das cinco principais distribuidoras autorizadas da Serasa Experian e, em seus mais de 20 anos de história, obviamente, passou por inúmeras mudanças. Uma de suas últimas adaptações consistiu na alteração de posicionamento, além da remodelagem completa de identidade.

Com a proposta de trazer soluções inovadoras para melhorar a saúde financeira de empresas – disponibilizando a base de informações da Serasa Experian, unida à estrutura própria para facilitar a aprovação de vendas e desburocratizar processos de consultas e análises de crédito; a SCC Check estava passando por uma transição. Em meio a isso, havia a percepção de que o time de vendedores em campo não seria o bastante para o crescimento esperado, com a ampliação dos esforços no online. Coube ao time da Nerau CX repensar o site institucional da SCC Check, considerando todas essas mudanças no contexto da empresa.

Por que não usar o site institucional como um potencializador?

Já que o seu site institucional deve refletir as modificações que ocorrem no seu negócio, por que não ir além? Por que não utilizá-lo para reforçar ou até mesmo potencializar o que está sendo alterado internamente? No exemplo da SCC Check, as otimizações no site foram pensadas para ajudar a estabelecer – e até embasar – o que estava acontecendo no contexto da empresa.

Se, no caso, o objetivo era centralizar esforços em métodos mais escaláveis e com maior abrangência de público, o site deveria estar completamente otimizado para captar mais leads. Entenda que é uma via de mão dupla: com mais captações no site, a SCC Check precisaria de uma equipe maior para atender especificamente os leads que chegam pelo site. Então, de certo modo, o site institucional não apenas representa, mas é uma parte importante das suas operações, capaz de afetar diretamente o seu negócio.

Repensar seu site institucional é repensar seus resultados

Quando se tem a visão clara do contexto de uma empresa, fica muito mais fácil definir não apenas os próximos passos, mas também a direção para a qual serão dados esses passos. A SCC Check tinha, além de um objetivo definido, uma equipe de especialistas em conversão. É óbvio que ninguém entende do negócio do cliente melhor que ele, mas isso não significa que cabe a ele traduzir sua essência em seu site com as próprias mãos. É aí que entraram em ação departamentos específicos da Nerau CX, no caso, para executar as seguintes melhorias:

  • Analisar e adequar o discurso proposto no site institucional ao momento vivenciado pelo cliente – considerando seus objetivos e o contexto.
  • Adaptar a mensagem e conteúdos para estabelecer um relacionamento ideal com os públicos – quem já utiliza as soluções; quem já as conhece; quem ainda não conhece a proposta.
  • Explicitar e detalhar individualmente as soluções oferecidas, criando pontos de convencimento desde o primeiro contato do usuário com o site.
  • Explanar todos os meios possíveis de contratação das soluções, no caso por meio da estruturação dos planos disponibilizados.

Com as otimizações do site atreladas às intenções da empresa, a SCC Check aumentou em 400% a equipe de vendas para atendimento dos leads que chegam pelo site. E sim, as mudanças no site institucional potencializaram ainda mais os resultados:

  • 7x mais vendas.
  • 3x mais acessos via mobile.
  • +300% na taxa de conversão de leads e contatos comerciais.
  • Dobro de visualizações de páginas – clientes preparados para a decisão de compra.

Além do maior resultado de todos: anteriormente, o site da SCC Check representava apenas 5% da receita total da empresa. Depois das otimizações, 95% da receita da empresa é gerada através do site. Ou seja, todo o trabalho descrito conseguiu inverter a receita da SCC Check gerada pelo site.

Quer potencializar os seus resultados por meio do seu site institucional? Converse com o time de especialistas da Nerau CX e descubra o que é possível fazer para ter mais lucratividade no seu negócio online.