A Reforma Tributária, considerada a maior mudança no sistema de impostos das últimas décadas, começará a ser implementada em janeiro de 2026. Com o objetivo de apoiar pequenos e médios empreendedores (PMEs) nesse processo, a Serasa Experian disponibilizou o e-book gratuito “De Olho na Virada Fiscal”.

O material reúne informações sobre as principais mudanças da Reforma, o cronograma oficial da transição e ferramentas práticas de adaptação. Entre os recursos, estão um checklist para ajustes internos, glossário de termos técnicos e links para fontes oficiais.
Segundo Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, a iniciativa busca simplificar o entendimento sobre o tema. “Nosso compromisso é traduzir essas mudanças em linguagem acessível e oferecer ferramentas práticas para que as PMEs façam essa transição com segurança”, afirma.
Cenário brasileiro
A primeira etapa será marcada pela introdução da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 0,9%, e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de 0,1%. A fase inicial é simbólica, mas dá início a um período de transição que se estenderá até 2033 e deve impactar diretamente a operação das empresas brasileiras.
Dados atuais do Banco Mundial (BM) apontam que empresas brasileiras gastam, em média, mais de 1,5 mil horas anuais para cumprir obrigações tributárias. Mesmo assim, a sobreposição entre o modelo atual e o novo sistema, apesar de visar a simplificação, tende a elevar a complexidade para as PMEs nos primeiros anos da mudança.
O guia já está disponível para download.