Logo E-Commerce Brasil

Segurança no e-commerce: a importância do PCI Compliance e outras camadas de segurança

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher sentada em sofá com computador no colo e cartão para cadastro
Imagem: reprodução

Segurança transacional é a grande preocupação no ambiente de compras digitais, seja por parte dos consumidores finais, lojistas ou players envolvidos no processamento dos pagamentos. 

Nesse contexto, os números falam por si só: 20% dos brasileiros abandonam um carrinho quando não sentem segurança no site, segundo levantamento do Opinion Box. 

Ou seja, estar com seu site vulnerável pode te fazer perder a confiança dos usuários e a rentabilidade do seu negócio.

Então, como cuidar da segurança no seu e-commerce, resguardando a sua reputação, operação e dados dos seus clientes? 

A resposta está nas parcerias e integrações feitas no seu negócio! 

Meios de pagamento e segurança transacional

Os meios de pagamento desempenham um papel fundamental quando se trata de segurança transacional. Afinal, é na interface do fornecedor da tecnologia de pagamento que as informações sensíveis, como os dados do cartão, são inseridas, armazenadas e processadas.

Essa tecnologia é responsável por intermediar a transação junto às instituições emissoras e bandeiras de cartão, além de fazer a comunicação com os sistemas antifraude.

Para além da gestão do fluxo transacional, cabe ao meio de pagamento escolhido pelo seu negócio atuar em conformidade com as principais diretrizes para o processamento e armazenamento de dados sensíveis.

É nesse contexto que se insere o PCI-DSS, um importante padrão de segurança para transações digitais.

O que é o padrão PCI-DSS?

O PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), também conhecido como PCI Compliance, é a certificação de segurança internacional mais reconhecida do mercado de pagamentos. 

Para consegui-la, é preciso seguir rigorosas diretrizes de segurança no que tange o manuseio e processamento de informações sensíveis de cartão no universo digital. 

Confira os requisitos para obter a certificação:

Requisitos para conseguir a certificação PCI Compliance
Imagem: reprodução (fonte Pagar.me)

O Pagar.me, tecnologia de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo., é certificado pelo PCI Compliance e passa por rigorosas auditorias anualmente para manter esse padrão de segurança para seus clientes. 

Além do certificado, a empresa de pagamentos trabalha com outras funcionalidades essenciais para a segurança transacional de seus clientes. Conheça a seguir.

Antifraude integrado

O Pagar.me tem integração direta com serviços antifraude. É importante destacar que o antifraude é uma camada de segurança indispensável para evitar golpes em negócios digitais, que podem resultar em pedidos de chargebacks, multas e sanções junto às bandeiras. 

No Pagar.me, o antifraude é calibrado por nicho de mercado, trazendo muito mais assertividade para suas análises desde o primeiro contato da tecnologia com a operação do e-commerce. 

Tokenização e criptografia de dados 

O Pagar.me conta com os próprios cofres de dados, ficando disponível no fluxo transacional informações tokenizadas e/ou criptografadas, o que traz muito mais segurança para a operação dos lojistas. 

3DS 2.0 

O Pagar.me já está disponibilizando aos seus clientes a tecnologia 3DS 2.0

O protocolo 3DS possibilita a troca em tempo real de informações sobre a transação, o método de pagamento e o dispositivo utilizado entre os meios de pagamento, as bandeiras e os emissores.

A versão 2.0 do 3DS é uma atualização significativa dessa tecnologia, proporcionando uma quantidade substancialmente maior de dados durante a comunicação, o que aumenta a precisão da autenticação das transações. Isso resulta em transações autenticadas e aprovadas com um nível de segurança ainda maior.

Tokenização de bandeira

A empresa de meios de pagamento digital do Grupo StoneCo. também disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de solicitar às bandeiras a tokenização dos cartões de crédito cadastrados por seus consumidores. 

A tokenização é o procedimento de substituição dos dados sensíveis do cartão do fluxo transacional por tokens, mitigando o risco de roubo de dados. Assim, o fluxo torna-se mais seguro, garantindo ainda maior performance na aprovação de pagamentos. 

Essas são apenas algumas das funcionalidades que o Pagar.me disponibiliza para os empreendedores digitais com o objetivo de melhorar a segurança e proteção de dados dos negócios. Para saber mais, visite o site do Pagar.me!