Redação E-Commerce Brasil

Com o Reels, Instagram ajuda a fortalecer marketing das marcas

Segunda-feira, 07 de junho de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

O alto índice de postagens no formato Reels, vídeos dinâmicos de até 30 segundos do Instagram, tem feito empresas repensarem suas estratégias de divulgação e fortalecimento de marca. Se ainda temos conceitos como CRM e uso de dados para se aproximar e entender o consumidor, as mídias sociais se tornaram uma ferramenta poderosa na conquista, influencia e conversão dos usuários em compradores.

Na palestra “Como o Reels do Instagram pode ser utilizado na estratégia de marketing para fortalecer sua marca”, Stela Torres, chefe de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Melhor Envio, explicou melhor sobre isso. Segundo a especialista, um dos fatores determinantes para fortalecer modelos como Reels e TikTok é, sem dúvidas, a pandemia.

“O tempo das pessoas em casa aumentou por conta das quarentenas ao longo da pandemia. Por isso, o alto consumo de conteúdo nessas plataforma reflete a ansiedade das pessoas, que em certos casos, resolvem isso consumindo produtos diversos”, diz.

Nessa equação, então, a forma de apresentação de vídeos mais curtos se fortalece em várias vertentes, incluindo a apresentação de produtos. É uma forma atrativa e, ao mesmo tempo, não exige muito tempo de atenção do usuário. Cai muito bem no fortalecimento da marca, mais ainda quando pensamos que a sociedade busca se relaciona com menos profundidade a cada dia.

Vantagens

A aplicação de estratégias de Marketing nas mídias, então, traz retorno. Isso nós aprendemos até aqui. Mas, em específico, o que essa forma de relacionamento e venda traz? A palestrante cita duas vantagens principais.

“Como muitas pessoas estão usando o Reels, o Instagram está entregando mais isso com seu algoritmo. Dessa forma, além de fidelizar ainda mais o seu público, é possível ‘furar a bolha’, gerar engajamento e atrair potenciais consumidores. Outro ponto é o crescimento mais orgânico, não demandando um investimento na plataforma em si”, explica Stela.

Primeiros passos

Para começar nesse formato, Stela selecionou algumas dicas valiosas. Pode servir aos que desejam iniciar, não sabem o ponto de partida mas entendem a importância de fortalecer a marca nos meios onde os consumidores estão.

1. Entender seu público

Buscar tendências no seu setor para produzir conteúdos voltados a isso.

2. Naturalidade

É um tipo de modelo que pede por conteúdos leves e bem humorados.

3. Testes de postagens

Não ter medo de criar e arriscar em posts. São vídeos mais informais e que podem ser testes.

4. Conteúdo relevante

Ao produto que está mostrando, adicione alguma coisa que sirva para o consumidor em outras vias.

5. Hashtags

Utilize hashtags em alta para ganhar mais alcance e gerar engajamento com o público alvo.

Leia também: Experiência Martech ajuda em vendas físicas e online.

Por Lucas Kina, especial para o E-Commerce Brasil.

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