Logo E-Commerce Brasil

Reclamações sobre compras online dobraram de 2019 para 2020, mostra Procon

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) registrou um aumento de mais de 100% nos atendimentos relacionados a compras online, se comparado os primeiros trimestres de 2019 e 2020. Em janeiro, fevereiro e março do ano passado foram 17.108 casos, já no mesmo período deste ano, 35.789. As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega da mercadoria, seguidos por problemas com cobrança e produtos com defeitos.

Os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido.

Leia também: Procon-SP notifica sites para coibir preços abusivos de álcool em gel

Com a pandemia do coronavírus, as compras online foram vistas como fundamental para obtenção de itens considerados essenciais. A logística, porém, acabou afetada pela diminuição de pessoas nos centros de distribuição e maior tempo de frete por conta do aumento de demanda.

O secretário de defesa do consumidor de São Paulo, Fernando Capez, afirmou que as empresas podem ser multadas caso infrinjam o Código de Defesa do Consumidor.”O Procon, enquanto órgão de defesa do consumidor, irá multar as empresas que estão agindo em desacordo com a lei”, afirma.

Os problemas relacionados a internet já vêm crescendo há alguns anos, mas no primeiro trimestre deste ano, os casos apresentaram uma alta muito expressiva.

Durante todo o ano de 2016 foram mais de 37 mil atendimentos do Procon; 2017, mais de 39 mil; 2018, mais de 41 mil e 2019, mais de 78 mil. Ou seja, o dado do primeiro trimestre de 2020 (35.789) já soma quase a metade de todo o ano em que houve mais registros.