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RD RaiaDrogasil alia nova farmácia com hub de saúde integral e atendimento digital

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Farmácia, data que celebra a importância desse estabelecimento para a saúde e o bem-estar da sociedade. As farmácias têm evoluído ao longo dos anos e se modernizado para oferecer uma experiência aos seus clientes, antes conhecidas somente pela venda de medicamentos, atualmente, se tornaram espaços para viver saúde e promover o cuidado integral das pessoas. Diante desta permissa, a RD RaiaDrogasil tem cada vez mais atuado em um conceito chamado de “nova farmácia”. 

A RD RaiaDrogasil, maior rede do varejo farmacêutico, foi fundada em 2011 a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil. Desde então, a empresa triplicou o número de farmácias, passando de 776 em 2011 para 2.490 em 2021. Tanto a Droga Raia quanto a Drogasil seguem fiéis à essência do bom relacionamento com os clientes, em que o cuidado faz parte da filosofia. A empresa tem como objetivo se tornar a que mais contribui para uma sociedade saudável no País. 

A expansão geográfica acelerada nos últimos anos permitiu à rede inaugurar centenas de novas farmácias em diversas regiões do País, atingindo diferentes públicos e consolidando sua presença nacional. Atualmente, a RD conta com mais de 2.700 farmácias em todos os Estados e tem como meta abrir 260 novas unidades ainda este ano. 

A empresa vem evoluindo para um novo modelo de farmácia, em que farmacêuticos desempenham um papel orientado à promoção da saúde. Por isso, recentemente lançou um novo posicionamento da marca Raia. A revisão da marca promove uma associação direta com os pilares estratégicos da RD, materializando o conceito da Nova Farmácia. O novo modelo faz um resgate das farmácias de bairro, somando a experiência de serviços de saúde com a conveniência trazida pela tecnologia. 

Com isso, além de proporcionar um ambiente confiável e acessível para a compra de produtos farmacêuticos, os espaços físicos permitem um atendimento personalizado, realizado por mais de 10.000 farmacêuticos que oferecem orientações sobre medicamentos e cuidados com a saúde em todas as farmácias da rede. Esse cuidado e atenção refletem o compromisso genuíno da empresa com as pessoas, que constrói relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes. 

Como parte da transformação da farmácia em um local de promoção da saúde integral, a RD impulsiona o desenvolvimento técnico e comportamental dos farmacêuticos e gerentes farmacêuticos. Em 2022, mais de 5 mil profissionais passaram por formações em saúde e bem-estar, incluindo temas como alimentação, sono, atividade física e mente, e também formação técnica em aplicação de vacinas, atendimento ao cliente, dispensação de medicamentos, produtos de beleza e bem-estar, testes laboratoriais rápidos, aplicação de injetáveis, curativos, entre outros. Foi iniciada uma formação em competências comportamentais de coach de saúde, que ampliará a atuação dos farmacêuticos e gerentes no cuidado com a saúde de clientes e funcionários. 

A Nova Farmácia, ao mesmo tempo em que se torna hub de saúde, investe em transformação digital e multicanalidade, oferecendo ao cliente a possibilidade de interagir com diversos canais: farmácia, sites, aplicativos, call center, redes sociais, entre outros. 

Um dos grandes diferenciais da companhia é a sua atuação como um marketplace de produtos exclusivos em saúde, bem-estar e beleza. No e-commerce digital, além de oferecer os próprios produtos, a empresa disponibiliza uma ampla variedade de marcas e itens, de maneira a proporcionar uma experiência completa aos clientes. Ao oferecer uma seleção diversificada de produtos, a RD fortalece seu relacionamento com os clientes, aumentando a fidelidade e a satisfação. 

Outra frente importante para a transformação digital da empresa está na necessidade de também digitalizar o público que já é fiel às suas lojas físicas. Buscando impulsionar a inclusão digital dos baby boomers – nascidos entre 1946 a 1964, os atendentes de farmácia auxiliam os clientes mais velhos em todo processo de download do aplicativo até a finalização da compra e retirada do produto na farmácia em tempo real. Uma ação que permite que boomers possam fazer compras sem depender dos membros mais jovens da família. 

O CEO, Marcílio Pousada, destacou os resultados positivos de todo o investimento digital, com um crescimento de receita de 22% e uma margem Ebitda superior ao ano anterior. Esses números comprovam o sucesso das estratégias de negócios da empresa. 

Por tudo isso, a RD está na vanguarda da conexão entre o mundo físico e digital, posicionando-se como uma empresa adaptável e inovadora, pronta para enfrentar os desafios e as oportunidades do mercado em constante evolução. Além de continuar a ser uma referência em cuidados com a saúde, com a oferta de uma experiência completa e centrada no cliente.