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Queda na temperatura movimenta vendas no comércio eletrônico em junho

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

As temperaturas mais baixas do que a média para o mês de junho impactaram diretamente o comportamento de consumo online no Brasil. Entre os dias 1º e 12 de junho de 2025, pequenas e médias empresas venderam 90 mil produtos relacionados ao frio no e-commerce, segundo levantamento da Nuvemshop. O volume gerou um faturamento de R$ 11,4 milhões, alta de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma jovem escolhe um suéter em uma loja para uma liquidação de Natal
(Imagem: Envato)

Entre os itens mais vendidos estão jaquetas, moletons, casacos, gorros e botas. Só as vendas de botas cresceram 93% em faturamento, saltando de R$ 1,2 milhão em 2024 para R$ 2,3 milhões em 2025, com mais de 7 mil pares comercializados.

“Temos observado que as mudanças bruscas de temperatura também impactam diretamente o comportamento de compra online, com aumento na procura por itens que tragam mais conforto durante esses períodos”, explica Raissa Lisboa, gerente de experiência do cliente na Nuvemshop. Ela lembra que, no mesmo período do ano passado, uma onda de calor fora de época também influenciou o comércio. “Os picos de temperatura despertam oportunidades de venda para lojistas que acompanham de perto as mudanças climáticas e se preparam para responder rapidamente às novas demandas do consumidor.”

O levantamento considera as vendas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2024 e 2025 pela base de lojistas brasileiros da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.