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Quality Digital transforma experiência do Grupo Servopa com a automatização de processos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Celina Hara, CIO do Grupo Servopa
Imagem: reprodução, Celina Hara, CIO do Grupo Servopa

Grupo Servopa, que atua nos segmentos de concessionárias de automóveis, caminhões, motocicletas e consórcio com mais de 300 mil clientes investe constantemente em novas formas de entregar a experiência automotiva para seus consumidores. E com a tecnologia interna da empresa não seria diferente.

Por conta de um grande volume de XML, a Servopa buscou no mercado uma alternativa para facilitar esse processo e encontrou a Quality Digital, especialista em acelerar os negócios dos seus clientes com soluções digitais criativas e inovadoras de alto valor, e o RPA da AutomationEdge. “Inicialmente, a Quality Digital recomendou uma pessoa exclusiva para resolver este problema, e o potencial de simplesmente receber o XML e importar no banco de dados, desenvolvendo um sistema de automação ágil, centralizado e menos passível de erros”, explica Celina Hara, CIO da Servopa. 

A Quality Digital não foi a primeira busca da empresa, mas foi a definitiva. “Tentamos implantar Python, ou banco de dados por meio do time de TI que já existia na Servopa, mas era muito passível de erros, a manutenção era complexa, não tinha assertividade nas ações e dependia de várias configurações”, ressalta Celina Hara, o que foi totalmente diferente quando a Quality entrou em cena com a AutomationEdge, “a Quality sempre foi bem próxima e transparente em relação a transferência de conhecimento, lapidar o processo e fazer o desenvolvimento da melhor forma possível. Em aproximadamente 2 meses, o SISEVE – sistema interno que emite relatórios e portal com inúmeras funcionalidades – rodava processos de madrugada, trazendo economia e facilidade na execução”, completa a empresária.

A solução definida foi o RPA da AutomationEdge, fornecedora líder de automação de processos robóticos e soluções de automação de processos de TI. O foco, quando a ferramenta foi implantada, em 2019, era agilizar processos, automatizando operações de backoffice, processamento de faturas, geração de relatórios e integração de sistemas de TI. Hoje, 4 anos depois, a Servopa, com mais de 2 mil colaboradores, conta com 123 processos de automação com 2 robôs, e estão analisando adquirir um terceiro para aumentar ainda mais a produtividade. O segundo robô, implantado no fim de 2020, veio para atender a área de faturamento, a geração de NFs de carros novos. 

“O maior desafio foi confiar no robô, porque ele não podia falhar. Então, bem no começo, tive falta de confiança no processo, mas conforme a empresa aprendeu a desenvolver a automação e ter o domínio da ferramenta, a confiança veio 110%”, ressalta Felipe Lara, da área de Sistema TI, da Servopa.

Os robôs geram uma economia média de 5,3 mil horas/mês, sendo 5,2 mil diárias (robôs ativos que são executados pelo menos 1 vez ao dia) e 127 circunstanciais (robôs desenvolvidos para atender uma demanda específica, utilizados 1 ou mais vezes ao mês). Estratificando esses valores por ano, as entregas realizadas geraram uma economia total de 64 mil horas, o que totaliza, de 2019 a 2022, uma média de 250 mil horas poupadas. “O RPA não substitui o colaborador, mas elimina tarefas repetitivas e proporciona ao colaborador ações mais estratégicas além da oportunidade de conhecer outras coisas. O RPA da AutomationEdge, adquirido com a Quality Digital, permite autonomia e desenvolvimento tanto de carreira quanto em relação ao negócio, além de empoderar os colaboradores”, diz Felipe Lara.