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Profissionais de marketing estão perdendo a fé no Facebook e Twitter

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os profissionais de marketing estão selecionando mais as atividades que realizam nas redes sociais e em quais plataformas. Projetos da área de Marketing em Social Media (cresceram 8%, com 4.650) e Redes Sociais (alta de 5%, com 5.262 projetos) estão aumentando a um ritmo mais lento em relação aos trimestres anteriores, os resultados são de um Levantamento do site Freelancer

Estamos começando a ver os efeitos da mudança do algoritmo do Facebook afetando realmente os profissionais de Marketing que passavam horas buscando trazer busca orgânica na rede. Apesar do Facebook ter divulgado 1,390 milhões de usuários ativos mensais (fonte: Facebook), o Marketing do Facebook baixou em 2% (com 8.468 postos de trabalho). Além disso, o Facebook tem registrado menos pedidos de anúncios e subiu os preços da publicidade para compensar.

s analistas da indústria estão incitando os profissionais a pensarem de forma diferente para não focarem toda a atenção no Facebook e criar suas próprias ferramentas sociais de relacionamento, incentivando as pessoas a interagir com o seu site. O Freelancer.com também conta com muitos designers UI (User Interface) qualificados cadastrados, que estão sendo muito demandados agora, com um forte crescimento em relação ao trimestre (de 17,5%, com 5.429 projetos).

Em 2014, vimos projetos ligados ao Pinterest crescerem acentuadamente graças à perspectiva em torno dos pins pagos e novos recursos para suportar um maior engajamento dos usuários. No primeiro trimestre, vimos um crescimento lento e constante (apenas 6%, com 1.745 projetos).

O Twitter (com apenas 0,7% de crescimento e 3.766 projetos) está se esforçando ao máximo, provavelmente afetado pela quantidade de contas falsas, altos níveis de spams (mais de 10%, em relatórios recentes) e notícias recentes sobre a má gestão de spam. O próprio Twitter divulgou que sua média do número de usuários mensais caiu 4 milhões nos últimos três meses de 2014, para 288 milhões.

As notícias em torno do Twitter não são somente ruins. A expectativa da oportunidade do uso do “streaming” para o marketing e, as habilidades de lidar com o app Periscope – recentemente adquirido pelo Twitter – permitirá que os empregadores – agências de notícias, departamentos de marketing, empresas de viagens etc. – contratem freelancers de todo o mundo para transmitir o que está acontecendo nos lugares que são de interesse e ajudam a envolver os consumidores.

O conteúdo reina mais uma vez

O alcance orgânico já não é tão fácil – há muito mais diversidade sendo exigida pelo Google e outros buscadores. Em reação às mudanças de engajamento no Facebook e Twitter, estamos vendo um crescimento muito mais constante nas empresas de procura por bom conteúdo para ajudar a atrair tráfego, negócios e ganhar visibilidade na busca orgânica através de SEO.

Neste trimestre, também houve aumento de projetos ligados a eBooks (com 43% e 1.943 projetos), Escrita Criativa (41%, com 18.877 projetos), Conteúdo Escrito (26%, com 7.650 projetos) e Ghostwriting (23%, com 8.514 projetos) todos em ritmo acelerado de crescimento. Redação, por e-mails, campanhas e websites, também estão em ascensão (com 15% e 10.418 vagas). Acompanhando este aumento, há também alta nos trabalho de revisão (de 20%, com 3.351 projetos), como redatores e produtores de conteúdo que procuram terceirizar a tarefa.

Nós também estamos vendo empregos relacionados com o visual de marcas subindo significativamente. Identidade Visual Corporativa continua a aumentar (com 37% e 1.953 projetos), como Design de Brochura (23%, com 2.702 projetos), e também Design de Logos (18%, com 18.043 projetos).

Revistas audiovisuais e vloggers estão mostrando o valor em alternativa à narrativa visual. Nós esperamos que a produção de conteúdo de vídeo aumente ao longo de 2015. Edição de Vídeo (15% com 1.239 projetos) e serviços de vídeo (7%, com 2.956 projetos) estão crescendo de forma constante com os trabalhos do YouTube ganhando mais terreno (2,8%, com 1.059 projetos).

Mais Inovadores estão escolhendo nossa Plataforma

Estamos vendo mais inovadores contratando freelancers com experiência profunda, em um grande número de áreas avançadas, como Projetos de Energia Renovável, Física Quântica, Reconhecimento Facial, Drones, Exame de Paternidade, Machine Learning, Criptografia e Nanotecnologia. Alguns projetos recentes postados que nos chamaram a atenção:

  • Criptografia para aplicativo mobile
  • Visão computacional e aprendizado de máquina
  • Previsões sobre preços voláteis

Job

T4, 2014

T1, 2015

Mudança %

eBooks

1353

1943

43.61

Escrita Criativa

1327

1877

41.45

Identidade Corporativa

1421

1953

37.44

Redator de conteúdo

6050

7650

26.45

Ghostwriting

6890

8514

23.57

Design de Brochura

2187

2702

23.55

Revisão

2777

3351

20.67

Mobile Phone

14784

17740

19.99

Photoshop

13598

16141

18.70

Design de Logo

15272

18043

18.14

iPhone

10397

12246

17.78

Design de website

48407

56985

17.72

Fonte: Next Ecommerce