Logo E-Commerce Brasil

Produtos fitness movimentaram R$ 160 milhões nas PMEs online em 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ver página do autor

A procura por produtos fitness movimentou as vendas das pequenas e médias empresas do varejo online no país. De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce que é líder na América Latina, em 2024 o faturamento do segmento foi de R$ 160 milhões, 88% a mais que o registrado em 2023.

(Imagem: Envato)

No total, foram comercializados mais de 1,5 milhão de produtos, um crescimento de 98% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os itens mais vendidos em 2024, estão a creatina, granola, alimentos e bebidas para pré-treino, suplementos e roupas de academia. Somente a venda de creatina, por exemplo, cresceu 346% em relação ao ano passado, passando de 68 mil para mais de 300 mil itens comercializados. 

“O crescimento expressivo na procura por produtos fitness no Brasil reflete não apenas uma tendência global, mas também uma mudança significativa no comportamento do consumidor brasileiro, que está cada vez mais preocupado em cuidar da saúde física e mental, bem-estar e qualidade de vida. Quando analisamos o número que esse mercado movimenta, seja com o surgimento de mais estabelecimentos para prática de atividades físicas, seja com a venda de produtos alimentícios e vestuário fitness, é notável o potencial do setor para os empreendedores do varejo online”, comenta Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop. 

Amanda Aliperti, fundadora e CEO da PWRD By Coffee (Imagem: Divulgação)

Amanda Aliperti, fundadora e CEO da PWRD By Coffee, empresa referência em roupas de crosstraining e moda esportiva que é cliente Nuvemshop Next – unidade de negócios especializada em e-commerces em crescimento –, revelou que no último ano a empresa alcançou R$ 25 milhões em faturamento, um crescimento de 110% em relação a 2023. “Graças à nossa estratégia com a comunidade, incluindo lançamentos mensais com alta demanda, alcançamos esse resultado histórico. Estamos construindo uma marca que não apenas vende produtos, mas também inspira mudanças positivas na vida das pessoas”, compartilha.

Patrícia Paes e Vinicius Fonseca, fundadores da Pitada Natural (Imagem: Divulgação)

Já para Patrícia Paes, cofundadora da Pitada Natural, referência em temperos 100% naturais e alimentação saudável, que também é cliente Nuvemshop Next, entender os consumidores é chave para estratégias de negócios bem-sucedidas. “Durante todo ano oferecemos frete grátis em compras acima de R$99 e realizamos ações com brindes, como sachês ou versões reduzidas dos nossos produtos, o que têm sido uma forma divertida e eficaz de apresentar nossa linha aos clientes. Com essas práticas, registramos um crescimento de 15% no faturamento de 2024”, pontua.

Para a análise foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023 e 2024, utilizando a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.