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Procon-SP: mais da metade dos idosos enfrenta dificuldades em compras online

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Uma nova edição da pesquisa “Pessoa Idosa x Mercado de Consumo: Percepção do Consumidor 2025”, realizada pelo Procon-SP, revela que 51% dos consumidores 60+ ainda enfrentam barreiras para acessar serviços e produtos oferecidos apenas por aplicativos. Apesar de 92% dos participantes afirmarem ter acesso à internet e aplicativos, o estudo aponta que as ferramentas digitais ainda não são totalmente amigáveis para este público.

Idoso pensativo mexendo no smarpthone
(Imagem: Envato)

Realizada entre 1º e 31 de agosto de 2025, a pesquisa entrevistou 723 consumidores com mais de 60 anos em postos do Procon-SP, Núcleos de Convivência do Idoso e pelo site oficial.

Inclusão digital cresce aos poucos

O levantamento mostra que a proporção de idosos conectados se manteve praticamente estável em relação a 2024 (91%). No entanto, as dificuldades aumentam conforme a idade avança e a escolaridade diminui, indicando falhas no conceito de aplicativos “intuitivos”.

“Ferramentas mais simples e inclusivas podem ampliar a autonomia e fortalecer as vendas voltadas a esse grupo, que consome e cresce rapidamente”, afirma Elaine da Cruz, Diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP.

Principais desafios relatados

  • 51% dos entrevistados não conseguiram realizar compras ou contratar serviços em empresas que só operam por app;
  • 74% recebem ofertas pelas redes sociais ou telefone; destes, apenas 27% costumam efetivar a compra;
  • 67% dos que compraram relataram problemas como empresas fantasmas, atrasos ou não entrega de produtos e descumprimento de preços anunciados;

No entanto, mesmo diante das dificuldades, a maioria busca resolver: 89% notificaram SACs, Ouvidorias ou recorreram a órgãos como Procons e Justiça ao enfrentar problemas.

Golpes preocupam

Entre os entrevistados, 81% são aposentados ou pensionistas. Desses:

  • 27% já tiveram descontos não autorizados feitos por entidades associativas em benefícios do INSS;
  • 21% sofreram débitos relacionados a empréstimos consignados não contratados — problema já apontado na edição de 2024.

Comparação com 2024

A primeira versão da pesquisa já havia identificado falhas semelhantes, como a dificuldade de uso de aplicativos e descontos indevidos em benefícios. A repetição dos resultados reforça a necessidade de investimentos das empresas em plataformas mais seguras, simples e acessíveis para consumidores idosos.