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Principais marketplaces do Brasil têm quase 80% das vendas nacionais, mostra SBVC

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Via e Amazon faturaram, juntos, R$ 203,4 bilhões em 2022. De acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), responsável pelo levantamento, o número envolve vendas de produtos de estoque do próprio varejista e de terceiros — que representou no ano passado 78% do e-commerce nacional.

Entre os marketplaces, Mercado Livre apresenta pela primeira vez o seu volume de vendas. Em sua estreia, empresa liderou a lista com um faturamento de R$ 80,5 bilhões em 2022, quase o dobro da segunda posição

Dentro dos dados, uma informação inédita apresentada foi o volume de vendas do Mercado Livre. Neste caso, o gigante do marketplace liderou a lista com um faturamento de R$ 80,5 bilhões em 2022, quase o dobro da segunda posição. As seguintes empresas são:

– Americanas (R$ 44,3 bilhões);

– Magazine Luiza (R$ 43,3 bilhões);

– Via (R$ 20,5 bilhões);

– Amazon (R$ 14,6 bilhões).

Vendas com estoque próprio

Outro recorte do estudo foi em relação aos dez marketplaces com maior faturamento no ano passado a partir do estoque próprio. A lista ficou a seguinte:

– Magazine Luiza (R$ 27,9 bilhões);

– Americanas (R$ 18,7 bilhões);

– Via (R$ 15,2 bilhões);

– Amazon (R$ 9,4 bilhões);

– e Shein (R$ 7 bilhões).

Líderes do varejo brasileiro ultrapassam R$1 trilhão em faturamento

O estudo completo do SBVC, que aborda as 300 maiores empresas do varejo brasileiro, afirma que as grandes varejistas cresceram em 2022 20%. Tal feito ultrapassa, inclusive, a expansão de 14% do segundo setor registrada pelo IBGE.

O ranking revelou que no ano anterior, as empresas registraram um faturamento bruto de R$1,046 trilhão, representando um aumento de R$153,6 bilhões em comparação ao ano precedente. Nesse impulso do setor de varejo de grande porte, observou-se também um incremento no faturamento em relação a 2021 de quase R$100 bilhões.

Vendas de eletrônicos em marketplaces crescem 3% nos primeiros 5 meses de 2023

Segundo dados da GfK, a participação dos marketplaces nas vendas totais de eletroeletrônicos cresceu 17% em 2022 em relação ao total de mercado. Este ano, já representam 23% do total e 3% do faturamento no primeiro semestre de 2023.

Em 2022, de acordo com a pesquisadora, o crescimento foi de 20%, ante um total de mercado (online e offline) que decresceu 3%. Portanto, o setor de marketplaces — que representava 29% das vendas online em 2022 — passa para o número de 32% nos primeiros 6 meses de 2023.